Entretenimento

Catedral de Belém recebe recital com cantos marianos

A soprano Ritielly Santos se apresenta acompanhada por piano, violino e coro FOTO: GILSON MARQUES/DIVULGAÇÃO
A soprano Ritielly Santos se apresenta acompanhada por piano, violino e coro FOTO: GILSON MARQUES/DIVULGAÇÃO

A soprano paraense Ritielly Santos se apresenta esta noite, às 19h30, na Catedral Metropolitana de Belém (Praça Frei Caetano Brandão – Cidade Velha), com o recital “Rosas para Maria”. Ainda no clima do Círio de Nazaré, a programação reúne cantos com temas marianos. Ao lado da cantora, estarão a pianista Thais Cybelle e o violinista Luiz Carlos Gomes, além de um coro convidado. A entrada é franca.

O recital marca a conclusão de Ritielly no Curso Técnico em Canto Lírico do Instituto Carlos Gomes. No repertório da noite, escolhido em conjunto pela soprano e pela professora Aline Portugal, estão as “Ave Maria” dos compositores Caccini, Schubert, Gounod e Alberto Nepomuceno. Também a “Singela Canção de Maria”, de Babi de Oliveira e Mario Faccini, a antífona gregoriana “Regina Coeli”, e ainda o Canto Final da Missa Amazônica à Virgem de Nazaré, “Louvor e Preces”, de Amilcar Gomes.

“Não tinha período melhor do que fazer esse recital em outubro, mês do Natal dos paraenses. Maria é essa mãe Mestra e intercessora, sempre mostrando o Caminho, nos momentos mais difíceis. Não tinha como não dedicar esse momento de conclusão por esta que rogou ao Pai por mim”, diz a soprano.

CANTOS MARIANOS DE DIFERENTES ÉPOCAS

As músicas também foram escolhidas para incluir compositores de diferentes períodos, e considerando dificuldades técnicas e musicais. Mas a noite também tem clima de celebração, Ritielly lembra. Por isso, os músicos escolhidos para dividir o palco com ela são amigos.

“Esse recital é sobre fé, agradecimento e amizade. Realizá-lo é uma alegria enorme, por estar concluindo um passo na trajetória musical. Todos que vão participar, no piano, violino e o coro, são amigos com quem pude participar em diversas formações nesse meu período de estudo e trazer todos para este dia é uma forma também de agradecer por este mais um passo dado”.

Integrante do grupo Schola Cantorum, coro ligado à Catedral Metropolitana de Belém, Ritielly iniciou seus estudos de canto no Carlos Gomes em 2012, primeiro na classe de Eduardo Nascimento, depois com a professora Aline Portugal. “Já participei de projetos envolvidos com o canto no Pará, cantei em diversos eventos artísticos dentro e fora do estado, como solista e coralista. Também participei de masterclasses com cantores internacionais promovidos pelo Instituto Estadual Carlos Gomes e outras instituições”, lembra a cantora, que faz uma dedicatória muito especial. “Dedico esse recital ao meu namorado e minha família, que estiveram ao meu lado, e especialmente à minha Maria Nazaré, minha avó, que faleceu há dois meses e sempre me incentivou bastante nos estudos”.