Da Redação
Fafá de Belém será a homenageada pela escola Império de Casa Verde no Carnaval de 2024. Lançado oficialmente no último sábado, 8, o enredo “Fafá: A Cabocla Mística em Rituais da Floresta”, desenvolvido pelo carnavalesco Leandro Barboza com pesquisa de Tiago Freitas exaltará a cantora através de aspectos de sua vida e carreira em suas relações com a Amazônia, o lado místico das tradições, festejos culturais e religiosos de povos originários e ribeirinhos.
“Cantar Fafá na avenida é um projeto muito especial que estava em meus planos desde 2019, e agora, em conversa com o presidente Alexandre Furtado, o momento chegou. Nosso enredo exaltará Fafá de Belém em caminhos ritualísticos consagrados em sua trajetória artística na relação com a região Norte” contou o carnavalesco Leandro Barboza, afirmando que um desfile festivo, “que enaltece cores, sentimentos, emoções e rituais da floresta amazônica”.
O artista comentou também que “Fafá de Belém, no desfile da Império, mostrará a força encantada da mulher ribeirinha, que carrega o dom do canto, cuja missão é cultuar os aspectos místicos, sagrados e misteriosos da mata”.
No início do mês de maio, o carnavalesco e o enredista da Escola estiveram com Fafá de Belém para apresentação do projeto narrativo e visual do enredo. A cantora, muito emocionada, aceitou o convite da agremiação e disse que ser enredo de uma escola de samba era um sonho. “Eu moro em São Paulo por mais de 45 anos, desfilar aqui será uma honra e ser enredo então, é a realização de um sonho da minha vida. Que a gente ganhe, nós vamos arrebentar e tremer todo o sambódromo”, disse Fafá.
Na festa que marcou a apresentação do enredo e da logo do desfile, que traz Fafá em meio a símbolos das tradições culturais amazônicas, a cantora voltou a agradecer à comunidade da escola e falar da importância e da representatividade da homenagem, para além de sua pessoa pública. “Queria agradecer a toda a comunidade. Essa homenagem não é só para mim, mas é para todas as meninas do Norte, lá da Amazônia, que acreditaram ser possível o sonho de serem alguém no Brasil…o Brasil olha para gente de uma forma muito de cima para baixo. Eu recebo essa homenagem da Império e dedico para todas as meninas da Amazônia que um dia sonharam sobre a possibilidade de ser, de estar no mundo”, disse emocionada, ao lado das netas, em um vídeo postado em seu Instagram.
A escola azul e branco ficou em terceiro lugar no grupo especial do carnaval de São Paulo em 2023. Mas a expectativa para 2024 é brigar pelo título. “O presidente Alexandre Furtado comentou que “a comunidade da Império de Casa Verde pode esperar um grande samba com sons e elementos amazônicos na bateria. Também faremos um excelente trabalho plástico nas alegorias e fantasias, no estilo que nossa homenageada merece. Vai ser um marco na história da nossa Escola de Samba ”.
*Com informações de assessoria