Entretenimento

Carnaval em Belém: desfiles oficiais começam nesta sexta; confira a programação

As agremiações terão 60 minutos para apresentar seus enredos na Aldeia Cabana para os jurados, selecionados por processo seletivo Celso Rodrigues/ Diário do Pará.
As agremiações terão 60 minutos para apresentar seus enredos na Aldeia Cabana para os jurados, selecionados por processo seletivo Celso Rodrigues/ Diário do Pará.

Ainda é tempo de carnaval, pelo menos em Belém. Começam nesta sexta-feira, 23, na Aldeia Cabana de Cultura Amazônica David Miguel, na Pedreira, os desfiles oficiais das agremiações carnavalescas da capital.

Ao todo, 35 agremiações participam do carnaval deste ano com foco em temas que exaltam a cultura amazônica. Hoje será a vez das escolas de samba do 3º grupo, com sete escolas. No sábado, 24, será a vez das oito escolas do 2º grupo, e no domingo, 25, dos blocos carnavalescos. O desfile das escolas do grupo especial só ocorre no próximo fim de semana, nos dias 1º e 2 de março. O acesso à Aldeia Cabana é gratuito, com ingressos distribuídos pelas ligas representantes das escolas de cada grupo. Mas ingressos também estarão disponíveis no local, segundo informação da Fumbel.

Nesta sexta, a partir das 20h, a primeira escola a entrar na avenida é o Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba “Paixão Rubro Negra”, que homenageia a soprano paraense Patrícia Oliveira, conhecida, dentre outros projetos, pelos seus concertos em homenagem a Nossa Senhora, dentro da agenda do Círio de Nazaré.

Na sequência, às 20h50, o Grêmio Recreativo Escola de Samba “Rosa da Terra Firme” leva ao público o enredo “Resistência Negra. Festa Parauara”. Na sequência desfilam a Associação Carnavalesca “Alegria Alegria” (enredo “Resiliência das Periferias, Uma Luta, Superando Dificuldades”), Agremiação Carnavalesca “Caprichosos da Cidade Nova” (“É Por Amor, Felix!”), Associação Sociocultural e Carnavalesco “Guerreiros do Samba e do Amor” (enredo “Fabri Cultura, Expressão Cultural e Artística no Carnaval, Guerreiros que Fazem o Maior Espetáculo da Terra”), o Grêmio Recreativo Carnavalesco “Parangolé do Samba” (“Mostrando a Alma do Pará, para Nazaré Abençoar) e a Sociedade Cultural do Pará “Embaixadores Azulinos” (enredo “Pará, a Estrela que Brilha!”).

Neste sábado, 24, os desfiles começam com os Guardiões do Samba da Pedreira, que mostram os “Cantos e Encantos de Marapanim”. Depois vêm a A.C.B.C. “Coração Jurunense” e a Associação Carnavalesca “A Grande Família”, ambas celebrando o próprio carnaval, com os enredos “Entre Pierrots e Colombinas, Confetes e Serpentinas, abram-alas que as Marchinhas Vão Passar” e “Não Há Tristeza que Possa Resistir à Alegria do Meu Carnaval”, respectivamente. A “Mocidade Olariense” segue “Pelos Caminhos da Fé”, enquanto a Mocidade Unida do Bengui desenvolve o enredo “Brincando com sua Emoção”. Na sequência, vem a Associação Carnavalesca Cacareco, com “Sabejé – Revelar a Cura pelos Caminhos da Terra”, e a Associação Carnavalesca Império Jurunense, exaltando a religiosidade afro, com “Saravá Umbanda um Mundo Cheio de Luz!”. A última escola do sábado é o Habitat do Boto, que reflete sobre a própria história, com o enredo “O Boto em Seus 25 Anos de Tradição Verde Brilho no Futuro na Conferência da Esperança”.

No domingo, 25, será a vez dos blocos carnavalescos desfilarem, a partir das 18h. A noite começa com Unidos da Pedreira e segue com a Mocidade Unida do Umarizal, Estrela Reluzente, Bloco do Sapo Muiraquitã, Estação Terceira e Mocidade Alegrense da Pedreira.

ainda desfilam outras quatro escolas de samba do 3ºgrupo, começando às 22h40 com a Universidade de Samba Nação Rubro Negra, que canta o “Marajó de Encantos e Magia”, e seguindo com Nova Mangueira, com o enredo “Defender o Verde e Salvar Vidas”, com a Real Sociedade Cultural Carnavalesca Portela, que defende o tema “O Picadeiro da Alegria”, e a Mocidade Botafoguense, encerrando os desfiles, a partir de 01h10, com o tema “A Linguagem Paraense Também É Cultura”.