Está definida a ordem dos desfiles do Carnaval de Belém 2026, com as datas e horários que as escolas do grupo especial entrarão na avenida do samba. O desfile oficial ocorrerá nos dias 27 e 28 de fevereiro, com quatro agremiações desfilando a cada noite.
Na sexta-feira, 27 de fevereiro, abrindo os desfiles do grupo especial, estará a Xodó da Nega. Em seguida, virão Embaixada do Império Pedreirense, Acadêmicos da Pedreira, e encerra com o Bole Bole. No sábado, 28, o primeiro desfile será da Matinha. Depois vêm Boêmios da Vila Famosa, Quem São Eles e Deixa Falar. Os ensaios técnicos serão realizados nos dias 24 e 25 de fevereiro.
A ordem dos desfiles foi definida em um sorteio, no último sábado, durante um grande evento de samba que reuniu integrantes de todas as agremiações do grupo especial, na sede do Bole Bole, campeã do Carnaval 2025, ao lado do Quem São Eles.
“A gente reuniu dirigentes, comunidades, foi uma festa, que teve roda de samba. E aí nós fizemos esse sorteio, que sempre é muito aguardado para que as escolas saibam exatamente o dia e a hora em que vão desfilar e para que montem as suas estratégias. É muito importante, a gente realmente deu início para o desfile 2026 com o sorteio”, diz Fernando Guga, presidente das Escolas de Samba Associadas-ESA, que reúne as escolas do grupo especial.
Outros passos do cronograma de preparação para o Carnaval 2026 já estão definidos. Neste segundo semestre, as escolas devem realizar seus concursos internos e, no dia 18 de outubro, haverá o lançamento conjunto dos sambas-enredo das agremiações.
Os vencedores do grupo especial serão conhecidos no dia 1º de março de 2026.