A folia vai tomar conta das ruas de Belém já neste primeiro fim de semana de janeiro, com arrastões de escolas de samba e muitas rodas de samba e pagode. As apresentações são um aquecimento para o carnaval, que este ano ocorre no início de março.
Sábado, 4 de janeiro: a Casa do Gilson, no bairro da Condor, reduto do choro em Belém, recebe o primeiro samba de 2025 com diversas participações especiais, a partir das 17h.
Domingo, 5 de janeiro: a Casa D’Noca realiza sua primeira roda do ano no espaço NaBêra, na Cidade Velha, com as cantoras Flávia Anjos, Alba Mariah e Olívia Melo no comando. O evento começa às 16h, e a cantora Flávia Anjos destaca que a roda marca o início dos trabalhos de 2025, com foco no carnaval.
Alba Mariah, uma das convidadas, expressa sua honra em participar da roda e conta que, para ela, é um grande prazer começar o ano com um evento de samba promovido por mulheres cantoras. Ela promete repertório variado, com sambas tradicionais, sambas de terreiro e axé, além de seu próprio trabalho no samba.
Outra atração importante é Mariza Black, que apresenta o Samba de Quintal na Rizzo, em Batista Campos, a partir das 14h.
Arrastões de Carnaval
As escolas de samba também iniciam seus arrastões de carnaval nos fins de semana. A Escola de Samba Império Pedreirense abre os trabalhos no domingo, 5, com concentração na Aldeia Cabana, no bairro da Pedreira, a partir das 17h, e saída prevista para 18h. Após o arrastão, a festa continua com roda de samba na sede da escola.
A Escola de Samba Boêmios da Vila Famosa, de Icoaraci, faz seu primeiro grito de carnaval também no domingo, 5, com concentração na praça da Igreja Matriz, a partir das 16h. A programação continua com show do grupo Sambaê e DJ Cachorro na quadra da escola.
A Unidos da Baixada, também de Icoaraci, realiza seu arrastão cultural no mesmo dia, com concentração às 18h na pracinha do Triângulo, na rua Souza Franco. O evento contará com a participação do músico Nildo Matos e do DJ Jean.
No bairro da Condor, a Associação Cultural Alegria Alegria faz seu arrastão a partir das 16h, com concentração na sede da escola.
Os arrastões, realizados aos fins de semana em diversos pontos da cidade, visam celebrar o carnaval e integrar as comunidades ao universo do samba e dos desfiles.
Fernando Guga, presidente das Escolas de Samba Associadas (ESA), que reúne as agremiações do Grupo Especial de Belém, explica que o arrastão é uma forma de aproximar as escolas de samba de seus bairros e foliões, criando uma verdadeira festa de rua.
Programação
- Casa do Gilson – Primeiro Samba de 2025
Quando: 04/01, a partir das 17h
Onde: Trav. Padre Eutíquio, 3172 – Condor - Roda de Samba Noca NaBêra
Atrações: Flávia Anjos, Alba Mariah e Olívia Melo
Quando: 05/01 (domingo), a partir das 16h
Onde: NaBêra (R. São Boaventura, 268 – Cidade Velha)
Quanto: R$ 15
Mais informações: (91) 98269-2606 - Arrastão Império Pedreirense
Quando: 05/01, concentração às 17h, saída às 18h
Onde: Concentração na Aldeia Cabana, com percurso até a sede da escola - Arrastão Boêmios da Vila Famosa
Atrações: Grupo Sambaê e DJ Cachorro
Quando: 05/01, a partir das 16h
Onde: Praça da Igreja Matriz de Icoaraci (Av. Paes de Carvalho – Ponta Grossa)
Quanto: Gratuito
Mais informações: @boemiosdavilafamosa - Arrastão Unidos da Baixada
Quando: 05/01, a partir das 18h
Onde: Saída da Pracinha do Triângulo (Rua Souza Franco, esquina com a 3ª Rua – Icoaraci) - Arrastão Alegria Alegria
Quando: 05/01, a partir das 16h
Onde: Concentração e chegada na sede da escola (Trav. Padre Eutíquio, 3784 – Condor)