Da Redação
Com o fim de ano se aproximando, a capital paraense começa a viver seus primeiros gritos de carnaval, o anúncio de que a folia de momo está na porta. Neste sábado (18), as Escolas de Sambas Associadas – ESA, instituição que gere o carnaval de Belém, irá realizar pela primeira vez o sorteio da ordem de desfiles das escolas de samba, em meio a uma festa na quadra da atual campeã do Carnaval, o Bole-Bole, no bairro do Guamá, a partir das 19h.
O presidente de honra do Bole-Bole, Herivelto Martins, comentou a importância do evento e ressaltou a alegria de sediar a festa que norteará o concurso em 2024. “Pela primeira vez, a escola campeã recebe esse evento que pode crescer e se tornar tradicional em Belém, já que a campeã tem, por força do regulamento, tem a prerrogativa de escolher seu lugar no desfile. E nos sentimos muito honrados em sediá-lo. A grande importância desse evento é que ele sinaliza oficialmente que teremos Desfile de Carnaval, momento que esperamos o ano inteiro”, destacou o gestor.
A ESA passou recentemente pelo pleito eleitoral e aclamou como presidente Fernando “Guga” Gomes, que anteriormente foi diretor de carnaval da instituição e presidente do Rancho Não Posso me Amofiná. Guga falou da importância da ESA assumir o seu papel de gestora do concurso oficial das escolas de samba, realizado pela Prefeitura Municipal de Belém.
“É a primeira vez que o sorteio da ordem de desfiles será feito como um grande evento, com a presença das comunidades e das torcidas. Isso mostra o fortalecimento e união das escolas de samba de Belém, mostra a coesão com a gestão da ESA e uma forma de assegurar junto à Prefeitura Municipal a realização do concurso oficial do Carnaval de Belém.”
Guga, na qualidade de presidente da ESA, destacou ainda que, para 2024, os diálogos de alinhamento para realização do concurso já estão em grandes avanços, dentre eles a mudança do calendário carnavalesco na capital.
“Já iniciamos uma série de negociações com a Fumbel [Fundação Cultural do Município de Belém], que é quem realiza o concurso, e dessas negociações tivemos êxito primário na mudança do calendário, de tal forma que retardamos a realização do concurso para março e teremos garantia de um público massivo na Aldeia Cabana, haja vista que não temos mais os interiores e outras localidades do país para disputar público”, ressaltou o presidente.