Entretenimento

Carimbolando com cultura; carnaval rola solto em Belém

Lia Sophia agita o Carnaval no Pará
Lia Sophia agita o Carnaval no Pará

Wal Sarges

Lia Sophia diz que busca trazer para o bloco Carimbolando traços da cultura amazônica. “A gente sempre procura fechar parcerias para ter uma atmosfera amazônica, com os cheiros e os sabores da Amazônia. Por exemplo, tem os vendedores de picolé com sabores amazônicos ou uma comidinha, ou ainda uma cachaça de jambu.

Assim como nos cortejos de São Paulo, a gente tem pernaltas, grupos de carimbó, bailarinos de carimbó. Temos aqui o nosso parceiro, o Carimbó Pai D’égua, um grupo de dança que desde 2020 é a comissão de frente do bloco e vai dançando com saias de carimbó e tudo, ensinando a galera a dançar também. Tem banho de cheiro do Pará sendo borrifado no meio da galera, com cheirinho de patchouli”, detalha.

Em Belém, Lia Sophia também prepara atrações especiais. “Vai ter pernaltas, cabeçudos, grupo de dança de carimbó, pierrôs, essa galera que representa a nossa cultura dançando junto com a gente no bloco. Durante a apresentação do bloco, já que não vai ter trio elétrico na rua, vou sair no meio da galera para que os brincantes me sigam em um cortejo pela área do Ver-o-Rio. Outra coisa muito legal é a participação do Arraial do Pavulagem, que é uma honra gigante para mim, porque o Arraial é essa entidade da nossa música e da nossa cultura”, enaltece a cantora.

Para Lia Sophia, estar no Mangueirosa, um circuito que já reúne milhares de pessoas todos os anos, é especial. “Estou muito feliz porque penso que a gente consolida um carnaval que, para mim, deveria ser um dos maiores do Brasil porque temos uma música extremamente original e uma cultura potente, uma cidade maravilhosa e turística. Belém deveria ser um grande polo do carnaval brasileiro. Acho que a beleza do carnaval está aqui, que é a gratuidade, a democracia e podem curtir a arte. É um momento de festa da cultura popular”.

RITA LEE

Um dos blocos mais tradicionais de Belém, que este ano completa 19 anos, o Filhos de Glande homenageia a eterna diva do pop rock, Rita Lee (1947-2023). “Desde o começo, a proposta do bloco sempre foi homenagear algum artista, todos os anos a gente faz, o artista se torna o tema do bloco. Este ano a gente está homenageando a Rita Lee, uma grande artista brasileira que a gente perdeu em 2023, que teve uma carreira musical incrível, um legado muito rico”, conta Reneé Chalu, uma das organizadoras do bloco.

O bloco surgiu de uma brincadeira de um grupo de amigos publicitários que queriam resgatar o carnaval de rua em Belém. “Hoje nós somos cinco diretores. As primeiras edições aconteceram na Cidade Velha. A tradição do bloco sempre foi resgatar esse espírito de brincantes, de carnaval de rua, valorizando também artistas locais, mas sempre com uma pegada de samba”, recorda Reneé.

Uma das características do bloco é a diversidade. “A gente monta sempre também, dentro da programação musical, a dinâmica de apresentação da Orquestra Carnafônica do Filhos de Glande, que todos os anos nós temos. Chamamos vários artistas convidados e a gente cria um repertório também em homenagem ao artista homenageado da edição. Este ano, em que se homenageia Rita Lee, quem vai comandar a orquestra no Ver-o-Rio é a cantora Joelma Klaudia, com participação de vários artistas”, conta ela.

Joelma Klaudia, por sua vez, adianta que o repertório será cheio de sucessos de Rita Lee, com uma releitura carnavalesca de clássicos como “Mutante”, “Saúde”, “Ovelha Negra”, “Lança Perfume”, “Erva Venenosa” e “Jardins da Babilônia”, que ganharão tons de axé music, reggae, afro-reggae e funk. “Vai ser uma parada completamente diferente”, adianta.

“A gente espera que os fãs da Rita Lee se deliciem e vibrem com as versões carnavalescas que a gente vai levar para o palco. Eu, que sou cria dessa grande artista, tenho no coração uma ansiedade enorme de entregar esse show. Espero que a galera se divirta junto com a gente”, declara Joelma, que estará pela segunda vez no Circuito Mangueirosa e já homenageou anteriormente a cantora Elza Soares. “Um grande artista nunca morre, pois permanece vivo em sua obra. A Rita Lee vai viver para a eternidade através dos grandes hits que embalaram gerações e que continuam a emocionar muita gente”, conclui a cantora.

PROGRAMAÇÃO

Hoje, 11/02.

BLOCO TOMA TUA PISA

l Palco Ver-o-Rio

15h às 16h: Shayra Brotero convida Tiffany Boo

16h às 17h30: Camila Castro, Gigi Furtado e Amanda de Paula + Banda da Diversidade

17h30: Shayra Brotero convida Scarlety Queen

18h: Jeff Moraes convida Vanessa Ayres (PARAUAPEBAS) e Raidol

19h40 às 20h30: Shayra Brotero

l Casa Mangueirosa (After)

20h: Abertura da casa

21h: Baby Princess

23h: Fé no Batuque convida: Mc Super Shock, EdLuz e Alba Mariah

1h às 3h: Rafa Militão (AM)

Segunda, 12/02.

BLOCO LUCHA LIBRE

l Palco Ver-o-Rio

15h: DJ Sanira X DJ Zezé

16h30: Lia Sophia – Bloco Carimbolando + convidados

18h: DJ Sanira X DJ Zezé

19h às 20h30: Felipe Cordeiro convida Rebeca Lindsay & Leona & Malu Guedelha

l Casa Mangueirosa (After)

20h: Abertura da Casa

21h30: Jack Sainha X Roberto Figueredo

23h00: AQNO participação Layse e Luigy

01h00: Misha X Jon Jon

02h30: Fakejapanese X MauVianna

Terça, 13/02.

BLOCO FILHOS DE GLANDE

l Palco Ver-o-Rio

15h: DJ Seu Edvaldo

16h30: Arthur Espíndola, Juliana Sinimbú e Iara Mê

18h: DJ Seu Edvaldo

18h30: Carnafônica dos Filhos de Glande homenageia Rita Lee com Joelma Kláudia, Iara Mê, Zara, Jheni Cohen e Orquestra Aerofônica.

l Casa Mangueirosa (After)

20h: Abertura da Casa

21h30: DJ Tristan Soledad (DJ e Apresentação)

0h: Gang do Eletro

02h: DJ Júnior Alucinado

Sábado, 17/02.

BLOCO TCHAU TCHAU AMOR

l Palco Ver-o-Rio

15h: DJ Tchau Tchau Amor

16h: DJ Nat Esquema

17h: Tamboiaras com participações de Brenda Moraes, Iris da Selva e Katarina Chaves

19h às 20h: DJ Nat Esquema

l Cortejo (trio)

20h às 21h30: Julia Passos, Ruth Costa e Rafaela Travassos & Banda

 

Casa Mangueirosa (After)

20h: DJs Tchau Tchau Amor

22h: DJ Tiana

0h: Pagode das Meninas com participações de Richelle Halliday e Layse

02h às 4h: DJ Gabi Matos