Pará - A série DIVAS DO BRASIL, dirigida por Carolina Paiva, continua sua jornada pelo território brasileiro para revelar quem são as mulheres que dão voz, corpo e memória à música popular. A produção percorre histórias de vida que misturam arte, identidade, cotidiano e luta, mostrando que, em cada canto do país, há uma diva que canta, dança, toca e faz ecoar histórias que inspiram outras mulheres. Os episódios inéditos de agosto apresentam as cantoras Gaby Moura, Tia Surica, Bruna de Paula e Dona Onete, e são exibidos às segundas-feiras, às 20h, no SescTV.
Em 4/8, o público conhece mais sobre Gaby Moura, sambista carioca que conta como sua infância em Olaria, no Rio de Janeiro, moldou sua personalidade. Gaby se define como “moleca” e relembra como a timidez virou força no palco. Ex-vocalista do grupo Bokaloka e semifinalista do The Voice Brasil, ela reconhece o programa como divisor de águas: “Grandes artistas conheceram meu trabalho ali. Alcione, minha maior referência, virou uma parceira de palco, um sonho realizado”, conta Gaby, que também fala sobre a responsabilidade de manter vivas as vozes de Aretha Franklin, Sarah Vaughan, Lenny Andrade e Beth Carvalho, suas maiores influências.
No episódio do dia 11/8, é a vez de Tia Surica, matriarca e presidente de honra da Portela, que abre as portas do Cafofo da Surica, seu espaço na quadra da escola, onde tudo vira motivo para celebrar a Portela, a música e a comunidade. “Sou solteira até hoje porque sou casada com a Portela”, diz, orgulhosa, lembrando de sua trajetória desde menina: “Desfilo desde os quatro anos. A Portela é minha família, meus filhos estão aqui”. No programa, amigos e parceiros relembram histórias da sambista que já dividiu palco com Paulinho da Viola, Dona Ivone Lara e Zeca Pagodinho.
Em 18/8, Bruna de Paula, cantora e atriz negra, divide o palco e a estrada com Gaby Moura. As duas falam sobre serem parte de um “samba das mulheres” e o peso de representar novas gerações: “Alcione, Leci Brandão e Beth Carvalho abriram caminho pra gente chegar até aqui. Hoje, quero ser inspiração como mulher preta, do samba que veio pra divar”, diz Bruna.
Encerrando o mês, em 25/8, a paraense Dona Onete ocupa a tela do SescTV. Aos 86 anos, a Rainha do Carimbó Chamegado revive suas memórias da infância em Belém e do povoado de Cachoeira do Ariri, no Pará. Professora de História por mais de 20 anos, Onete decidiu só depois dos 60 viver profissionalmente da música, mostrando que idade não limita sonhos. “Saí de Belém com 40 graus e cheguei no Rio com o calor que recebo do meu público”, brinca no palco. No episódio, ela canta sucessos como “Jamburana” e fala do orgulho de carregar as tradições paraenses, do Círio de Nazaré ao carimbó que embala gerações.
SERVIÇO
DIVAS DO BRASIL
Direção: Carolina Paiva
Produção: Imaginária Entretenimentos
Classificação indicativa: Livre
Exibição: Segundas-feiras, às 20h, no SescTV
Reapresentações: Quartas, 15h | Quintas, 22h30 | Sábados, 13h | Domingos, 17h
Próximos episódios:
Gaby Moura – 4/8
Tia Surica – 11/8
Bruna de Paula – 18/8
Dona Onete – 25/8
Para sintonizar o SescTV:
Consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/noar
Siga o SescTV nas redes @sesctv
SOBRE O SESCTV
O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua programação é constituída por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com variadas expressões da música e da dança contemporânea. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira em conexão com temas universais. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras linguagens artísticas também estão presentes na programação.