DICA DE LEITURA INFANTIL

'Bzzz! O livro das onomatopeias' estimula aprendizado com sons e ruídos 

Obra brinca com sons de objetos presentes na vida das crianças.

Em Bzzz! O livro das onomatopeias, o escritor Raul Marques e a ilustradora Elma abrem as portas do universo mágico das palavras que representam sons naturais, ruídos ou barulhos de objetos, animais e ações para encantar e educar crianças desde os primeiros meses de vida.

Ferramentas essenciais para o desenvolvimento da comunicação, da alfabetização e do estímulo cognitivo dos pequenos, as onomatopeias são tão importantes quanto divertidas. Geradas a partir de sons simples e fáceis de imitar, como “miau”, “au-au” e “vrum-vrum”, elas contribuem para a articulação verbal e representam o primeiro passo na construção do vocabulário.

BATE-PAPO COM O AUTOR 

Raul Marques é jornalista e escritor. Apaixonado por histórias, sempre gostou de viver aventuras e de conviver com personagens extraordinárias nas páginas dos livros. Como repórter, escreveu mais de 500 matérias, inclusive sobre a guerra civil no Haiti, país que visitou em 2009. Finalista do prêmio Destaques Literários 2024 da Academia Internacional de Literatura Brasileira (AILB), é pai da Isabela e do João Pedro. Assina obras como “A menina que adora perguntar”, “A revolução das crianças” e o lançamento “Bzzz! O livro das onomatopeias”, publicado pela Matrix Editora. 

– Como surgiu a ideia de fazer um livro sobre onomatopeias?

A ideia para o livro surgiu em casa, durante brincadeiras no dia a dia com meus filhos (João Pedro e Isabela). A gente sempre se diverte, inventando sons, palavras e barulhos. É um momento bacana, de risos. A partir daí, decidi escrever uma história. 

– Qual a proposta da leitura?

O livro proporciona, ao mesmo tempo, aprendizado e diversão, tanto em casa, onde pais e filhos podem fazer uma leitura compartilhada e brincar com sons cotidianos, como na escola, onde educadores podem explorar a obra para incentivar a oralidade. O livro das onomatopeias se adapta a múltiplos ambientes, gostos e idades para estimular a leitura.  

– Como tem sido a aceitação dela?

A aceitação do livro tem sido muito boa entre os leitores, grandes e pequenos. “Bzzz!” teve uma edição cuidadosa, ganhou um projeto gráfico muito bonito e tem uma bela ilustração da Elma. O livro conta a história de uma menina e de uma abelha: em um dia aparentemente comum, elas se encontram por acaso e vivem uma grande aventura pelas delicadezas do cotidiano de uma criança. Estou feliz com o resultado e espero que o livro faça um bonito caminho.

– Como a obra ajuda a ampliar o vocabulário dos leitores? 

Por meio de acontecimentos singelos, o pequeno leitor é convidado a identificar os mais diversos sons que existem ao nosso redor. Esses sons ganham vida em pequenas palavras, como din-don (campainha), atchim (espirro), tique-taque (relógio), onomatopeias que são ferramentas importantes para o desenvolvimento da comunicação, da alfabetização e também do estímulo cognitivo das crianças. 

– Como ela estimula a criatividade?

O livro é muito divertido, repleto de detalhes e pode ser visto de diversas formas. Texto, imagem e projeto gráfico foram criados de tal forma que proporcionam diversas leituras, inclusive para leitores bem pequenos, como bebês. É um livro para ler, ver e sentir.