Entretenimento

Bruna BG, Veropa Sessions e Nação Ogan fazem shows de graça na Cidade Velha

Nação Ogan é uma das atrações da abertura da Casa Apoena FOTO: DIVULGAÇÃO
Nação Ogan é uma das atrações da abertura da Casa Apoena FOTO: DIVULGAÇÃO

Brega, ritmos latinos, além de vertentes musicais mais diferenciadas do cenário paraense. É o que propõe a programação que inaugura a Casa Apoena, na noite desta quinta, 20, no bairro da Cidade Velha, em Belém. Bruna BG, Veropa Sessions, Nação Ogan e DJ Me Gusta fazem a festa do local. A entrada é franca.

A programação de inauguração do lugar recebe artistas que deverão refletir o que será este espaço. É o que diz Raul Bentes, gerente da nova Casa Apoena. “A gente abre com Bruna BG, que é rapper desde 2016 e faz parte dessa geração promissora do rap paraense. Também conta com a participação do Veropa Sessions, que faz versão instrumental de brega, com zouks, além de um trabalho autoral com essa temática. E ainda com a Nação Ogan, que mistura ritmos paraenses e pernambucanos e tem um batuque dançante. Eles representam a música de tambor e tradicional. A noite tem ainda a discotecagem do DJ Me Gusta, que toca ritmos latinos”.

A Casa Apoena, pensada como uma casa de shows e restaurante, se propõe a ser uma extensão do Espaço Cultural Apoena, no bairro do Marco, já conhecido por abrir seu palco para artistas paraenses com trabalhos autorais, mestres e mestras da cultura. “São dois espaços diferentes. O espaço da Duque continuará em funcionamento normal, com programação voltada para a cultura paraense raiz, com brega, lambada, zouk, carimbó, lundu, siriá entre outros. Já a Casa Apoena vai funcionar com esses elementos também, mas abre um pouco mais para outros ritmos e vertentes da música feita no Pará”, explica Raul Bentes.

O grupo instrumental Veropa Sessions também está na programação da noite FOTO: DIVULGAÇÃO

Natural de Breves, no Marajó, Bruna BG se inspira na sua ancestralidade para suas produções musicais que vão do rap ao reggae, trazendo criações contemporâneas ao seu trabalho. “O meu repertório vem com algumas faixas em reggae, estilo que eu gosto de trabalhar. A última faixa que eu lancei, inclusive, chamada ‘Crônica de Amor’, vai estar pela primeira vez no meu setlist. Terão ainda as clássicas, como ‘Pesadelos’ e ‘Tempo de Esperança’, músicas que ainda não foram lançadas, então estou bem ansiosa para mostrar para o público”.

Sua história no rap começou compondo e produzindo suas músicas de forma independente. A inspiração na ancestralidade e na cultura marajoara serviu de influência para construção do álbum visual “Ritual das Candeias” (2022), feito ao lado de Anna Suav, seu mais recente lançamento. Bruna BG ainda coleciona parcerias com artistas como Rico Dalasam, Enme Paixão, Liège, Aíla, Raidol, Karen Francis e Guitarrada das Manas.

Ela festeja a oportunidade de se apresentar em um novo espaço, que vê como uma proposta interessante para a disseminação da cultura paraense em todas as suas vertentes. “Estou muito feliz com o convite da Casa Apoena e dela estar nascendo, porque creio que ela vem para trazer não só o brega, mas outros estilos musicais, o underground daqui do Norte, tanto o rap quanto o reggae e o rock. É uma iniciativa muito importante para gente. Estou muito feliz e ansiosa por esse encontro.”

Nação Ogan mistura tambores do Norte e Nordeste

Dayvid Campos, percussionista e um dos vocais principais da Nação Ogan, conta que o grupo fará uma mistura entre o Norte e o Nordeste em seu repertório na noite desta quinta. “Estamos levando uma boa dose de batuque amazônico, misturado ao batuque nordestino. Nosso repertório conterá músicas que estarão em nosso álbum, que já já estará pelas plataformas nos embalando, além de canções que têm importância em nossa trajetória artística”.

O músico também ressalta a importância do espaço para a cena local. “O Apoena foi o primeiro espaço em Belém que acreditou em nosso trabalho, abrindo as portas para o batismo do projeto. E fazer parte da inauguração desse novo traçado é mais uma vez muito especial para o grupo Nação Ogan. Bate aquele nervosismo gostoso, pela responsabilidade que é estar apertando esse botão de largada juntamente com eles e com essa galera de peso que estará estreando esse novo palco. De mais, só desejamos cada vez mais luz no caminho do índio que enxerga ao longe (Apoena)”.

O grupo Nação Ogan é composto ainda por Raoni Figueredo (voz e violão), Gabriela Maurity (voz e percussão de efeito), Diogo Craveiro (guitarra), Charles Santana (baixo), Suellen Ferro (alfaia), Tamara Souza (alfaia), Leandro Ferreira (percussão) e Ricardo Silva (bateria).

ABERTURA

Inauguração da Casa Apoena

Shows de Bruna BG, Veropa Sessions, Nação Ogan e DJ Me Gusta

Quando: Hoje, 20, a partir

das 21h.

Onde: Casa Apoena (Rua São Boaventura, 171, entre Trav. Alenquer e Av. Tamandaré – Cidade Velha)

Quanto: Gratuito