Da Redação
Com o tema “Amor que faz a tradição”, a Agremiação Cultural Boto Tucuxi é a campeã do Festival dos Botos 2022. O resultado foi apertado e saiu às 17h40 desta segunda-feira, 19, na apuração que aconteceu no Lago dos Botos, em Alter do Chão. Foram 444 votos contra 443 do Cor de Rosa, depois de 15 itens avaliados por um corpo de jurados formado por quatro profissionais do setor de cultura. Com apresentações na sexta, 16, e no sábado, 17, o Festival aconteceu dentro da Festa do Çairé, representando o lado profano da festa, encenando a narrativa folclórica do Boto.
“É um título conquistado com muito trabalho e muita dedicação com a participação de todos. Ganha o Tucuxi, mas ganham também nossos torcedores, a comunidade de Alter do Chão e a cultura santarena”, festejou Toninho Araújo, presidente do Tucuxi.
Com isso, o Tucuxi alcançou o adversário Boto Cor de Rosa em número de títulos – agora ambas as agremiações têm 11 títulos.
O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar parabenizou o Tucuxi pelo título e o Boto Cor de Rosa por sua apresentação. “O Tucuxi está de parabéns por mais um título. O Cor de Rosa também fez uma grande apresentação. O título é de um, mas quem ganha são as duas agremiações e a cultura santarena. Foram dois dias de um lindo espetáculo”, disse o gestor. “Cada boto apresentou seu tema com maestria e mostrou muita beleza, criatividade e talento, completou.
EXALTAÇÃO À CULTURA
https://diariodopara.dol.com.br/voce/botos-levantam-publico-no-festival-em-santarem-14408/
O Tucuxi levou para o Lago dos Botos no sábado, 17, uma apresentação colorida, recheada de criatividade, ritmo, dança e beleza. Foram mais de 500 brincantes, dentre itens e corpo coreográfico. Em 1h57 de apresentação, eles demonstraram o compromisso com a fé, religiosidade, meio ambiente e tradição.
“O espetáculo Amor que faz a tradição é um musical que envolve dramaturgia e coreografias onde destacamos o trabalho dos nossos artistas de Alter do Chão responsáveis pela criação de todo o processo criativo da apresentação. Assim, demos destaque à biodiversidade, aos encantos locais e à tradição que é o enlace que sustenta nosso Festival”, disse Toninho ainda no sábado, durante a apresentação.
VENCEDOR FEZ HOMENAGEM A MESTRE POPULAR
O Tucuxi também fez uma homenagem ao compositor e mestre da cultura popular Luís Alberto Chuica, que veio em uma alegoria com cerca de 20 metros trazendo a Rainha do Çairé, que encerrou a apresentação.
Campeão da última edição do festival, realizada em 2019, o Boto Cor de Rosa se apresentou na sexta-feira, 16, e apostou na valorização da cultura dos povos tradicionais e de todo rito tradicional que há séculos é realizado dentro da Festa do Çairé. A agremiação incluiu no seu enredo uma forte mensagem sobre a conscientização em torno da preservação do meio ambiente, mais especificamente nossos rios e florestas.
*Com informações de Agência Santarém