Cintia Magno
O Boi Pavulagem arrastou uma multidão de brincantes no primeiro arrastão do Arraial do Pavulagem 2023, realizado neste domingo (11). Saindo da frente do Theatro da Paz, na Praça da República, por volta de 10h, o Batalhão da Estrela seguiu pela avenida Presidente Vargas rumo à Praça Waldemar Henrique, onde um show finalizou o cortejo.
Embalados pelo ritmo dos tambores, os brincantes que acompanharam o cortejo não escondiam a animação pela abertura de mais um período de festejos juninos. Responsável por levar o baluarte de São João no cortejo, a aposentada Maria Jurema Castro, 66 anos, fez a sua estreia no Batalhão da Estrela neste que foi o 36⁰ ano de arrastão nas ruas. “Era tudo que eu queria para o dia de hoje”, comemorava.
“Eu sempre via o Arrastão do Pavulagem passar, mas nunca tinha saído como brincante, fazendo parte do Batalhão. Esse é a primeira vez e eu estou amando”.
Para quem já conhece a alegria que toma conta durante os dias de Pavulagem nas ruas, o primeiro arrastão serviu para aliviar a saudade. “Eu estava com muita saudade. O Arraial do Pavulagem é uma maravilha, é a nossa cultura, eu gosto muito”, se animava a aposentada Sueli Teixeira, 64 anos. “Agora sim começou o mês de junho!”.
Com a larga avenida Presidente Vargas completamente tomada, a mesma emoção transmitida por Sueli era vista nos rostos de outros brincantes. Para ajudar a extravasar a energia, a cada novo entoar do tradicional chamado “olha o boi, olha o boi, olha o boi”, as mãos eram levadas ao alto para agitar os chapéus coloridos por fitas.
Para quem, além de apreciar o cortejo, também se preparou para fazer uma renda extra, a movimentação não poderia ser melhor. “Todo arrastão eu trago os acessórios temáticos, o brinco de chapéu, o chaveiro com a cara do Boi Pavulagem, então, tem muitos clientes que já me conhecem e procuram pra comprar antes mesmo do arrastão”, apontou a artesã e autônoma Débora Gabriele, 30 anos, ao contar que antes mesmo do arrastão encerrar, os brincos já tinham acabado. “Esse é só o primeiro arrastão, ainda tem mais três pela frente pra aproveitar”.
O Arraial do Pavulagem 2023 tem como tema “Arraial por um Mundo de Paz” e conta com o patrocínio do Governo do Pará, por meio do Programa Estadual de Incentivo à Cultura (SEMEAR) e co-patrocinio da Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP), Secretaria de Estado de Cultura (SECULT).
INCLUSÃO
Novidade deste ano, o Arraial do Pavulagem conta com um espaço + inclusão oferecido pela Equatorial Pará. Ao todo, o espaço localizado na Praça Waldemar Henrique conta com 30 vagas e atenderá um público específico a cada semana. No primeiro arrastão, realizado no último domingo (11), o espaço foi destinado às pessoas com mobilidade reduzida, que puderam assistir à a programação com conforto no local adaptado.
Já no próximo domingo (18), segundo dia de arrastão, as vagas do + Inclusão serão destinadas às pessoas com transtorno do espectro autista, em parceria com o Governo do Pará.
Nos dias 25 de junho e 2 de julho, o espaço também estará em funcionamento, com grupos a serem ainda definidos.
Os inscritos para acompanhar a programação no espaço + inclusão têm direito a um acompanhante cada. As inscrições podem ser feitas através dos links disponibilizados nas redes sociais da Equatorial Pará.