Wal Sarges
Os foliões se despedem do Circuito Mangueirosa neste sábado, 17, com o Bloco Tchau Tchau Amor, que terá palco montado no Complexo Ver-o-Rio a partir das 15h. Por lá, a folia é gratuita e começa com o DJ Tchau Tchau Amor e a DJ Nat Esquema. Por volta das 17h, o público ferve ao som do grupo Tamboiaras, com participação de Brenda Moraes, Iris da Selva e Katarina Chaves.
Este, que é considerado o bloco da “ressaca” do Mangueirosa, é o único que também inclui cortejo com trio elétrico ao final de sua programação, às 20h, saindo do Ver-o-Rio em direção à casa de shows Music Park Belém, localizada na Praça Waldemar Henrique. E quem faz o público virar pipoca de cima do trio neste percurso são as cantoras Julia Passos, Ruth Costa e Rafaela Travassos.
“Estamos trazendo esse ano um line-up bem diverso. A maioria das nossas artistas são mulheres. Inclusive, quem vai puxar o trio é uma banda só de cantoras mulheres. Isso vai ser um grande diferencial. É o único bloco do Circuito Mangueirosa que vai ter o cortejo. A gente está com uma grande expectativa de que o público venha participar nessa ressaca do carnaval”, afirma Brenda Paes, membro da diretoria do Mangueirosa.
Ao final do cortejo, ainda há opção do público adentrar o Music Park para o “after” do Bloco Tchau Tchau Amor. “Essa é a única programação que é paga”, destaca Brenda Paes. “Na Casa Mangueirosa (Music Park), a gente vai ter a DJ Tiana, o Pagode das Meninas, com participações de Richelle Halliday e Layse, e a DJ Gabi Matos”, detalha.
Ela destaca ainda a participação massiva de mulheres no bloco. “A maioria do nosso grupo é formada por mulheres, tem o Íris da Selva, um homem trans. A nossa proposta é dar esse palco para as mulheres, tendo a presença feminina desde os bastidores ao trio, no vocal, nos instrumentos, fortalecendo essa imagem das mulheres enquanto artistas, enquanto potências culturais no nosso estado. A gente tem grandes nomes de artistas mulheres e é uma forma de homenageá-las”.
Brenda conta que não vai faltar uma pegada mais carimbó e da música mais regional a este encerramento. “A gente pensou, por exemplo, nas Tamboiaras, um grupo só de mulheres que traz essa musicalidade paraense de tambor, como se fosse um pedido de licença para entrar nesse nosso circuito com o Tchau Tchau Amor. No caso do trio, gostamos muito dessas três artistas e a gente conversou com cada uma delas para saber se topariam esse desafio de se unir para cantar em cima do trio e elas adoraram a ideia. Elas estão nesse processo de ensaio, se empenhando para ter essa entrega, vai ser algo bem diferente”, garante a diretora.
BREGA É TUDO
Outra proposta do Circuito Mangueirosa é mostrar a musicalidade do brega em diversos ritmos, acrescenta Brenda Paes. “Tanto no trio quanto no Ver-o-Rio, a gente vai ver brega em formato de carimbó, brega em formato de axé e as nossas músicas que ouvimos desde crianças, em diversos ritmos. Então tem ainda o protagonismo do brega, enquanto ritmo”, analisa Brenda.
No after, o Pagode das Meninas é quem comanda a programação numa vertente mais do pagode elétrico. “Elas trazem o brega, o pagode, o axé e um pouco de tudo que a gente gosta pra esse show, somando com nossas DJs, como a Gabi Matos, que tem um estudo específico sobre o brega e traz um setlist a partir desse estudo”, diz Brenda. Já a DJ Tiana aposta no pop.
“A programação está bem diversa e regional, que é a cara do Mangueirosa. É a última festa, vamos dizer, do Mangueirosa no carnaval, porque enquanto circuito, tem vários projetos que a gente quer desenvolver durante o ano também”, antecipa Brenda Paes.