Entretenimento

Bell Marques e Durval Lelys puxam o trio em Belém

Amigos de longa data, Bell Marques e Durval Lelys se reencontram no bloco Vumbora, em Belém. Foto: Divulgação
Amigos de longa data, Bell Marques e Durval Lelys se reencontram no bloco Vumbora, em Belém. Foto: Divulgação

Lais Azevedo

Editora do Você

Os reis do carnaval brasileiro Bell Marques e Durval Lelys estão de volta a Belém neste sábado, 4, a partir das 16h, para mais uma edição inesquecível do bloco mais raiz do Brasil, o Vumbora 2023. A programação está recheada de momentos para celebrar o melhor da folia pulando sem parar atrás do trio elétrico do Circuito Marine, que ocorre no Espaço Náutico Marine Club.

Em entrevista ao DIÁRIO DO PARÁ, Durval Lelys conta que as expectativas para esse retorno aos palcos após o período de grandes restrições na pandemia da Covid-19, são as melhores. “Poder retornar com o carnaval – essa festa incrível – principalmente neste momento que estamos vivendo, que é de reencontro traz uma grande expectativa. Será uma festa linda!!! Vamos matar essa saudade e fazer momentos ficarem ainda mais especiais em nossas vidas na maior festa de rua do mundo. Tenho certeza de que esse carnaval vai ser ainda mais inesquecível”, declarou o músico, emocionado.

Os ensaios para a folia não param, assim como as apresentações, que ainda serão muitas até o último grito de Carnaval. Com um nome fortemente associado à festa que é símbolo da cultura brasileira, ele reafirma que, para ele, o Carnaval “representa a verdadeira alegria do baiano, ou melhor dizendo, do brasileiro”. “O que torna ainda mais mágica a festa”, completa Durval, que começou a carreira artística ainda em 1982 ao fundar a Banda Pinel, onde era originalmente era guitarrista e, com a saída de Ricardo Chaves, se tornou vocalista.

Já em 1988 fundou a banda Asa de Águia junto com o amigo Marcelo Brasileiro. Em 1994, junto com o Pedrinho da Rocha criou o abadá, que é a fantasia mais tradicional no Carnaval de Salvador, feita para substituir um modelo chamado mortalha, que era muito quente e desconfortável. Enfim, um ícone do Carnaval desde sempre. E diz que o show em Belém será para resgatar toda essa trajetória de amor à folia.

“Iremos fazer um verdadeiro carnaval na cidade, ou melhor, um verdadeiro esquenta de carnaval. Preparei um repertório especial com músicas que marcaram a minha história e tenho certeza a de muita gente, além de apresentar a minha nova música ‘Descer Embalando’”, diz ele. O lançamento feito especialmente para o Carnaval 2023 chega nas plataformas de música na próxima quarta-feira, 8. “Irei levar o trio para fazer a folia ao lado do meu querido Bell Marques”, acrescenta.

Sobre o repertório: quais músicas nunca podem faltar, ele ri. “Ah! Essa é uma pergunta difícil (risos). Mas dentre tantas do meu reportório, as que não pode faltar são as clássicas como ‘Com Amor’, ‘Não Tem Lua’, ‘Bota Pra Ferver’ e as dos meus personagens que marcaram época – Dança do Vampiro, Salvador Dalino, Manivela. Já para o carnaval é a uma canção que fala da essência do carnaval baiano, como falei anteriormente, ela chega nas plataformas no próximo dia 8 e nós vamos ‘Descer Embalando’ literalmente nesse carnaval no meu bloco Me Abraça – domingo e segunda, no circuito barra-ondina [na Bahia]”, comenta.

Sobre a parceria com o amigo Bell Marques no bloco em Belém, Durval acrescenta que circular pelo Brasil e se encontrar com outros artistas como ele, que também são a cara do Carnaval é sempre “uma alegria e uma satisfação enorme”. “Essa nossa parceria tem dado muito certo e agora é vez que Belém prestigiar essa festa”, conclui.