O Ministério da Cultura (MinC) realiza de 8 a 12 de novembro de 2023, em Belém, no Pará, a 3ª Edição do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR), um mega evento que inclui rodadas de negócios, atividades de networking, showcases, mentorias, conferências, mesas de debate e atividades culturais. Para compor a delegação comercial brasileira, o MinC vai investir R$ 1,118 milhão no edital que irá levar 260 empreendedores culturais e criativos. As inscrições começam nesta quarta-feira (19), e seguem até 17 de agosto, na Plataforma Mapas da Cultura.
Podem concorrer empreendedores atuantes nos seguintes setores: artesanato, audiovisual e animação, circo, dança, design, editorial, hip hop, jogos eletrônicos, moda, museus e patrimônio, música, teatro e áreas técnicas relacionadas à economia criativa.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, destaca a importância da realização do evento para o fortalecimento e expansão da economia criativa no país. “Um país como o Brasil tem um potencial enorme para se desenvolver social e economicamente através da cultura. O MICBR é parte central da política pública do Ministério e do Governo Federal voltada à promoção de mercados criativos e à geração de emprego e renda por meio da economia criativa”, explicou.
A chefe da Cultura ressalta, ainda, que a produção desse grande evento no Norte do país pretende valorizar as potencialidades comerciais da região, dar maior projeção à diversidade cultural dos povos amazônicos e incentivar a descentralização dos investimentos e ações culturais.
O MICBR pretende fomentar e impulsionar o crescimento dos setores criativos, facilitar a circulação de bens e serviços culturais, estimular a internacionalização da produção cultural nacional e promover a profissionalização dos agentes culturais brasileiros. Além disso, o mercado reúne centenas de empresas e milhares de criadores e empreendedores dos setores culturais e criativos do Brasil e de outros países.
Realizado em parceria entre o MinC e a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), o MICBR 2023 contará com uma programação que inclui 15 setores criativos, seis a mais que a última edição, são eles: Áreas Técnicas, Artesanato, Artes Visuais, Audiovisual & Animação, Circo, Dança, Design, Editorial, Gastronomia, Hip Hop, Jogos Eletrônicos, Música, Moda, Museus & Patrimônio e Teatro. Uma Cozinha-Show com foco na culinária, sabores e ingredientes da região norte vai marcar o espaço da gastronomia no evento.
A programação inclui, também, rodadas de negócio, apresentações para venda de ideia, projeto ou negócio (pitchings), apresentações artísticas curtas com fins comerciais (showcases) e atividades formação de redes de contatos (networking). Também são realizadas atividades formativas como mentorias, oficinas, palestras magnas (key-notes), mesas redondas e painéis e apresentações artísticas.
Edital
Serão garantidas cinco vagas para compradores/demandantes e 15 para vendedores/ofertantes em cada setor. O preenchimento das vagas obedecerá ao critério de distribuição regional, de forma a contemplar três Vendedores/Ofertantes por região brasileira (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) nos 12 setores criativos e no setor voltado às áreas técnicas.
As propostas selecionadas serão beneficiadas com apoio financeiro para participação no MICBR 2023; inscrição gratuita no evento; cadastro na plataforma oficial para organização de rodadas de negócios, e participação em atividades de capacitação prévia às rodadas de negócios. O apoio financeiro é calculado por região brasileira, considerando o endereço residencial do/a beneficiário/a
Inovações
Depois de duas edições, a primeira em São Paulo, em 2018, e a segunda, virtual, em 2021, o MICBR volta com novidades. Pela primeira vez, o mercado contará com rodadas separadas para cada setor das artes cênicas – circo, dança e teatro. Quem também estreia no evento, é o hip hop, segmento que foi contemplado, com sucesso, no edital do Mercado de Indústrias Culturais Argentinas 2023, em junho.
A inclusão de um setor voltado às áreas técnicas nas atividades de negócios e formativas também é uma inovação da edição 2023. “É uma demanda antiga dos trabalhadores da cultura que viabilizam a realização de obras, produções e serviços culturais”, destaca a Diretora de Desenvolvimento Econômico da Cultura, Andrea Guimarães.
Convidado de honra
A organização de mercados públicos de economia criativa se transformou em uma característica da América do Sul. Na última década, surgiram cinco mercados nacionais, na Argentina, Brasil, Chile, Uruguai e Paraguai, e um regional (Mercado das Indústrias Culturais do Sul – MICSUL). A iniciativa promove a cultura latino-americana e o comércio de bens e serviços culturais.
Em junho, Buenos Aires sediou a 7ª edição do Mercado de Indústrias Culturais Argentinas (MICA), tendo o Brasil como convidado de honra. Com um investimento de R$ 1,4 milhão, o MinC levou 90 empreendedores nacionais para as rodadas de negócios e atividades formativas do evento. A programação artística também representou um apanhado da diversidade cultural do país.