Aline Rodrigues
Vários espaços de Belém estarão de portas abertas para quem procura uma programação nesta terça-feira gorda de Carnaval. Bandas, brincadeiras, concursos, oficinas de artes, camarim fashion para penteados, maquiagens e tattoo infantil, estão entre as atividades do Bailinho de Carnaval da Estação das Docas, que acontece hoje, 21, de 16h às 21h.
A programação é gratuita e começa com a Bandinha de Fanfarra “Os Cobras”, que fará um cortejo na Orla para convidar todos os que estão no complexo a se juntar à festa no armazém da folia, onde o Clube de Animação realizará diversas brincadeiras com as crianças e seus familiares.
“Para nós do Clube da Animação, é uma grande satisfação poder fazer parte desta festa tão tradicional na cena do Carnaval paraense, me atrevo a dizer que o Bailinho da Estação é a Baile Oficial de Belém, porque bomba demais. E a diversão é garantida para todas as idades, de 0 a 100. Teremos concurso de fantasia, bandinha de fanfarra, algumas brincadeiras com os adultos, mashup musical de Carnaval, oficinas de artes, camarim fashion, e muito confete e serpentina!”, falou Tio Artur, do Clube da Animação.
A partir das 18h, é a vez da Banda Trem da Fantasia subir ao palco com um repertório com canções carnavalescas e músicas infantis em ritmo de carnaval para todo mundo cair na folia.
“Estamos levando um show muito divertido, não só voltado para as crianças, mas para os adultos também. Costumamos dizer que com a Banda Trem da Fantasia criança é do 0 a 200 anos, pois, todos temos a essência de criança dentro de nós”, disse Juka de Jesus, da Banda Trem da Fantasia.
No repertório da banda, galinha pitadinha, bolofofos até o repertório retrô, que marcou a infância de muita gente. “Balão Mágico e Trem da Alegria, e mais alguns hits adultos do momento. Por isso a minha expectativa é que seja uma festa muito divertida e que as crianças e adultos embarquem no som frenético da Trem da Fantasia”, contou Juka.
Após o show, o Clube da Animação volta ao comando da folia com muita recreação para a criançada. O evento terá ainda, lojinhas de adereços, brinquedos como pula-pula e outros, e uma praça de alimentação para atender os foliões com lanches.
Circuitos e parques
O Mangueirosa, movimento amazônico de Carnaval, que é realizado no Complexo Ver-o-Rio, na orla da cidade, conta com programação nesta terça-feira (21), a partir das 15h, com entrada gratuita. Quem comenda a folia é o bloco Filhos de Glande, com samba, axé, MPB dançante, forró e, claro, muito brega e carimbó. São convidados artistas como Mariza Black, Orquestra Carnafônica com Naieme, Malu Guedelha e Renata Del Pinho, Arthur Espíndola e Juliana Sinimbú.
Outra opção é uma passeio pelos parques da cidade. O Mangal das Garças, na semana do carnaval, estará aberto todos os dias da semana, incluindo a terça-feira, das 8h às 18h. O Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna terá funcionamento especial para que o público possa aproveitar melhor o feriadão. O espaço estará aberto das 6h às 17h.
O Parque da Residência abre normalmente; assim como o Parque Urbano Porto Futuro, das 6h às 22h, com entrada até 21h30. Para quem prefere os museus e memoriais do Complexo Feliz Lusitânia, na Cidade Velha, eles também estão abertos normalmente.
Serviço – Bailinho de Carnaval da Estação dia 21 de fevereiro de 2023 (terça-feira),16h às 21h. Entrada franca.
Programação:
16h30 – Cortejo Bandinha de fanfarra “Os Cobras” – Orla
17h às 18h – Clube da Animação com Tio Artur e o Tio Raí – Armazém 3
18h – Show da Banda Trem da Fantasia – Armazém 3
Circuito Mangueirosa
Programação: segunda-feira (20), terça-feira (21) e sábado (25) inicia às 15h, no Ver-o-Rio. Entrada gratuita e aberta para todos os públicos.