Entretenimento

Belém tem 21º Arrastão do Círio no próximo sábado (7)

Cortejo tradicional integra a programação artística cultural da festividade nazarena e terá concentração às 9h no Boulevard Castilhos França. Foto: Divulgação
Cortejo tradicional integra a programação artística cultural da festividade nazarena e terá concentração às 9h no Boulevard Castilhos França. Foto: Divulgação

Buscando apoiar e valorizar o conjunto das manifestações culturais, o Programa Estadual de Incentivo à Cultura – Semear disponibiliza recursos para a realização de inúmeras produções artísticas. É o caso do Arrastão do Círio, que através do fomento concedido pela Fundação Cultural do Pará (FCP) terá sua 21ª edição no dia 7 de outubro. O evento é patrocinado pelo grupo Equatorial Pará.

Para além dos arrastões juninos, que acontecem há mais de 30 anos, o Instituto Arraial do Pavulagem busca manter vivas as tradições do nosso Estado. Às vésperas do Círio, o grupo promete trazer às ruas de Belém a manifestação da fé através da música e da dança. O lançamento oficial do evento foi realizado no dia 15 de setembro, no Teatro Gasômetro.

Este ano, o Arrastão do Círio vai percorrer o centro histórico da capital paraense, partindo da rua Boulevard Castilhos França até a Praça Dom Pedro II. No dia, a banda se apresentará com convidados especiais. Está prevista, também, uma homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, com o Batalhão da Estrela posicionado para louvar a Santa assim que ela chegar do Círio Fluvial.

A secretária Executiva da Semear, Carmem Fischer, diz que o Arrastão é uma das expressões culturais mais singulares e representativas que homenageia a Virgem de Nazaré. “Eles promovem um movimento criativo de brincantes, levando alegria para as ruas da cidade com práticas artísticas que mobilizam a comunidade”.

“Com este incentivo, o estado do Pará, via Programa Semear, cumpre sua função sociocultural e econômica na realização deste projeto de múltipla dimensão comunitária, enquanto bem cultural associado ao Círio de Nazaré, que é Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Brasil”, finalizou Carmem.

Fomento – Neste ano, o Programa Estadual de Incentivo à Cultura, executado pela Fundação Cultural do Pará, recebeu uma ampliação substancial, saindo de 3 para 20 milhões, por meio da renúncia fiscal. Foi a maior quantia destinada à Lei nos últimos anos, numa parceria com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa).

A FCP aceita projetos que visem promover o estímulo à pesquisa, aos estudos, à edição de obras e à produção de atividades artístico-culturais. Se aprovados via lei Semear, os proponentes estarão aptos para captarem recursos para a realização dos seus projetos. Nesse contexto, o patrocínio das empresas privadas é de vital importância.

De acordo com Michelle Miranda, analista de Sustentabilidade da Equatorial Pará, o “Arrastão do Círio” já se tornou uma experiência cultural tradicional que é esperada pelos devotos e pelos brincantes do Arraial do Pavulagem.

“A Equatorial Pará é a maior patrocinadora de cultura do estado. E o Arrastão é uma das programações que recebem o nosso apoio. Acreditamos no trabalho desenvolvido pelo Instituto Arraial do Pavulagem, que, junto com a Equatorial, leva alegria e energia aos brincantes que esperam por esse momento. Queremos cada vez mais impulsionar a nossa cultura e ajudar a democratizar a arte a todos os paraenses”, comenta Michelle.

Manifestação – O Arrastão consiste em ações formativas e lúdicas com a culminância em cortejo cultural pelas ruas de Belém, visando o fortalecimento e a valorização da cultura brasileira praticada na Amazônia. Ele também tem algumas características diferentes dos famosos Arrastões Juninos do Pavulagem.

Por exemplo: no lugar do Boi Pavulagem, o brinquedo protagonista é a barca de miriti (uma referência ao Círio Fluvial e à Rainha das Águas). Também é possível ver elementos cênicos e personagens específicos da época, que harmonizam com as celebrações da época de Círio.

Ronaldo Silva, presidente do Instituto Arraial do Pavulagem, compartilha o sentimento de realizar a 21ª edição do Arrastão do Círio. “O cortejo do Círio é muito importante para nós, pois é através dele que participamos desse momento tão importante para o calendário do povo paraense”, explicou.

“Podemos mostrar como a gente é capaz de trabalhar o imaginário popular desse período, que é recheado com uma religiosidade extremamente rica e importante. Como em todos os anos, estamos empolgados e com muita expectativa pra viver esse grande momento de alegria com todo mundo no Círio”, disse Ronaldo.

Serviço

Arrastão do Círio 2023

Data: 07/10

Horário: 9h (concentração), 11h (saída do cortejo, após o fim do Círio Fluvial)

Local: Boulevard Castilhos França c/ Av. Presidente Vargas (partida) e Praça Dom Pedro II (chegada)