Aberto pelo Sesc Pará, Teatro-Casa Isaura Campos quer ampliar o acesso do público e dos artistas ao palco
Belém ganha, nesta segunda-feira, 28, às 18h, um espaço com capacidade para 129 espectadores, com vagas acessíveis, palco de 11 metros de boca de cena e 9 metros de profundidade, além de estar situado numa edificação histórica. É o Sesc Teatro-Casa Isaura Campos, que será mais um espaço para abrigar a produção cultural da cidade, bem ao lado do Sesc Casa da Música, na travessa Quintino Bocaiúva, no Reduto. A abertura oficial será para convidados, mas a Casa terá programação especial nos próximos dias.
“O Sesc Teatro-Casa Isaura Campos nasceu com a missão de fortalecer as matrizes amazônicas de nossa cultura. É um espaço acessível e preparado para a classe artística e fazedora de Cultura, que preserva a memória e a história dos casarios antigos de Belém, salvando o patrimônio cultural material de nossa cidade e democratizando o acesso aos bens culturais de nossa região”, falou Elane Gadelha, gerente do Sesc Casa da Música e que passa também a gerenciar o Teatro-Casa Isaura Campos.
O espaço contará também com um foyer e um lounge, que abrigará o Isaura Café, espaços que se configurarão como ponto de encontro, interação e troca de experiências culturais.
“Além de fortalecer as bases da nossa cultura, nossas expectativas é que o Teatro-Casa Isaura Campos seja mais um espaço de fomento à produção cultural local e da região, tendo a cultura como força motriz de conscientização da mudança de paradigma da complexidade ambiental em que estamos imersos, porque entendemos que a arte tem papel crucial neste processo”, disse Elane.
O espaço atenderá produções artísticas nas mais diversas expressões: teatro, dança, música, performance e ações formativas como seminários, fóruns, workshops, palestras e outros. “O espaço é muito bonito, com acessibilidade para todos os consumidores públicos de arte e estamos de portas abertas aguardando a classe artística e fazedora de cultura”, declarou Elane. Uma política de cessão de uso do espaço e sua agenda de pautas devem ser anunciadas.
AGENDA
Após a abertura, neste dia 28, o espaço passará a ficar aberto para a população, de segunda a sexta, das 8h às 18h. Na terça-feira, 29, terá programação especial de abertura ao público, às 19h30, com a Banda S, formada por professores e professoras do Sesc Casa da Música. Na sequência, às 20h15, o palco será do grupo Veropa Sessions, selecionado para circular nacionalmente pelo projeto Sesc Amazônia das Artes.
Já na quarta-feira, 30, a partir das 18h, o público poderá prestigiar a IV Mostra Sesc de Dança, em alusão ao Dia Internacional da Dança.