Entre os dias 29 e 31 de agosto, Belém receberá uma programação especial em celebração ao Mês do Patrimônio Cultural. Organizado pela Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Pará, o evento faz parte da agenda nacional da instituição, que este ano tem como tema “Participação Social, Territórios e Sustentabilidade”.
A capital paraense será palco de diversas atividades como mesas redondas, roteiros patrimoniais, feiras culturais e ações educativas. Um dos momentos mais aguardados será a visita guiada à embarcação histórica encontrada durante as obras da COP 30, no Parque Linear da Doca, marcada para a tarde do dia 29 de agosto. A visita contará com mediação de arqueólogos, arquitetos, restauradores e técnicos do Iphan. A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia.
Outro ponto alto da programação é a entrega da segunda etapa do restauro do Parque Museu Cemitério da Soledade, no dia 30 de agosto. Considerado um dos mais relevantes conjuntos arquitetônicos e artísticos de Belém, o espaço vem passando por um intenso processo de conservação e requalificação liderado pelo Iphan, em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Secretaria de Cultura do Estado (Secult).
Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público, reforçando o compromisso com a valorização do patrimônio e o acesso democrático à cultura.