Entretenimento

Balé leva o público do Egito a Chicago no Theatro da Paz

Público vai assistir a dois espetáculos montados pela Ballare Cia de Dança FOTO: DIVULGAÇÃO
Público vai assistir a dois espetáculos montados pela Ballare Cia de Dança FOTO: DIVULGAÇÃO

TEXTO: WAL SARGES

A Ballare Escola de Dança apresenta uma suíte do ballet “A Filha do Faraó” e uma versão compacta do musical “Chicago”, com sessões hoje, 11, e amanhã, 12, sempre às 19h, no Theatro da Paz, em Belém. As mostras de dança resultam da 15ª edição do Workshop de Ballet Clássico de Repertório da Amazônia, que contou com aulas dos professores Guilherme Oliveira e Thaís Assis, de São Paulo, e de professores da Ballare. O casal convidado ministrou ainda aulas de coaching de repertório, com variações femininas, masculinas e pas de deux que serão apresentadas no teatro.

“Agora chega o momento que é muito aguardado por alunos e pela escola que é a apresentação dos espetáculos”, convida a diretora e professora da Ballare, Ana Rosa Crispino. A companhia escolheu montar uma suíte do ballet “A Filha do Faraó”, dividida em duas cenas.

Criada em1862, a obra conta a história de um jovem inglês, Lord Wilson, que está viajando pelo Egito quando adormece em uma pirâmide, onde está a tumba de Aspicia, filha de um poderoso faraó. Em derterminado momento, as múmias ganham vida e Aspicia surge; ela toca o coração de Lord Wilson que desperta como um egípcio, Taor. Com Aspicia senod prometida a um rei, os dois fogem, e o rei vai atrás dos dois.

“Conforme o talento dos alunos é que escolhemos os papéis, tais como o do bailarino solista, do primeiro bailarino, de corpo de baile, que são escolhidos por esses dois professores convidados, no início do curso, de acordo com o talento e a dedicação dos bailarinos inscritos”, explica Ana Rosa Crispino sobre a formação do elenco.

Ela diz ainda que para dar oportunidade para um número maior de bailarinos, cada personagem é feito por mais de uma pessoa. “Nós fizemos duas cenas, com personagens principais, um masculino e um feminino. Na cena 1, tem um casal de bailarinos que interpretam os primeiros papéis. Na cena 2, escolhemos outro casal de bailarinos para fazer o primeiro papel, assim entendemos, que damos oportunidade para que todos participem de uma forma mais intensa no Workshop”, destaca Ana Rosa.

A coreografia, a criação e toda a produção artística da suíte é organizada pelos professores Guilherme Oliveira e Thaís Assis, que trabalham no Teatro Municipal de São Paulo. Assim como o espetáculo apresentado em formato pocket do musical “Chicago” é de responsabilidade da professora da Ballare Suzana Luz, que dá aulas de jazz, sapateado e contemporâneo. Este ano, além desses, o curso contou ainda com aulas das professoras Ana Rosa Crispino e Camila Viana.

Par o segundo espetáculo da noite, os alunos inspiraram-se no clássico da Broadway. “Chicago” é hoje um dos mais famosos musicais da história do gênero. O musical gira em torno da história de duas mulheres que, em um contexto libertino e de moral questionável, assassinaram seus maridos por conta de traições em seus relacionamentos. A partir daí, em um frenesi midiático, desde a detenção até seus julgamentos. O musical é caracterizado por movimentos sensuais, um forte tônus muscular e grande presença cênica.

Tudo foi preparado ao longo de 15 dias de workshop, com aulas que se estenderam até ontem, 10. “Outra novidade deste ano foi a sessão de coachings, com Thaís Assis e Guilherme Oliveira, que é similar a uma aula particular ministrada para cada bailarino inscrito nessa modalidade. Foram aulas de solos, pas de deux que também serão apresentados no palco do Theatro da Paz”, acrescenta Ana Rosa.

ASSISTA

Espetáculos “Filha do Faraó” e “Chicago”

Quando: Terça, 11, e quarta, 12, sempre às 19h;

Onde: Theatro da Paz (Rua da Paz, Praça da República, S/N – Campina)

Quanto: R$ 50 (promocional), com vendas on-line (www.ticketfacil.com.br) e na bilheteria do teatro.

Informações: (91) 984084707 /@workshopballare