CULTURA

Artistas paraenses articulam em Brasília apoio ao ritmo local

Segundo a produtora cultural Ciane de Moraes, a reunião trouxe grandes expectativas para avanços futuros no segmento cultural no estado.

Artistas paraenses articulam em Brasília apoio ao ritmo local

Pará - Nesta quarta-feira (13), os artistas paraenses Hellen Patrícia, Francy Ribeiro e Dona Loirinha, acompanhadas da produtora cultural Ciane de Moraes, se reuniram com os ministros de turismo, Celso Sabino e com a ministra de cultura, Margareth Menezes, para demonstrar a diversidade e a potência do brega paraense, que tem em Belém a capital mundial do brega segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) Turismo. 

Segundo a produtora cultural Ciane de Moraes, a reunião trouxe grandes expectativas para avanços futuros no segmento cultural no estado: “Tratamos de projetos que visem a valorização ao brega. Principalmente de tá levando esse segmento cultural para um espaço como esse com os ministros, sempre com o objetivo de difundir o brega para todo Brasil e também viemos atrás de visibilidade aos pioneiros do brega”. 

Apesar de não estarem presentes em maioria os artistas que dão vida ao brega no Pará, Ciane ressalta que ainda assim, muitos pioneiros do ritmo marcaram presença: “Inclusive muitos que não puderam vim, como Alberto Moreno, Waldo Cesar e outros, mandaram um vídeo cantando e falando para a reunião. A  ministra Margareth Menezes, o ministro Celso Sabino e todos ali, ficaram encantados com vídeo. Que gritava a cultura brega paraense”. 

Na reunião estavam presentes, o ministro Celso Sabino e sua equipe; a ministra Margareth Menezes e sua equipe; em vídeo conferência a Secretária de cultura e turismo, Cilene Sabino, direto de Belém; a produtora cultural Ciane de Moraes acompanhada de três cantoras representantes do brega paraense:  Hellen Patrícia, Francy Ribeiro e Dona Loirinha. Estavam presentes ainda os produtores Alde César e Jean Ribeiro. A reunião foi realizada no ministério da Cultura em Brasília na última quarta-feira (13). 

Segundo a produtora cultural Ciane de Moraes, é a primeira vez que o ritmo brega paraense esteve representado em Brasília e sendo recebido pelo ministério da cultura em busca de visibilidade, ainda mais no contexto atual de Belém ter o título de capital mundial do brega, necessitando de incentivos e fomento à cultura que ganhou o mundo: “A ministra foi muito acolhedora junto ao ministro, que falaram da importância desse segmento do estado do Pará. E os avanços vem, é um passo de cada vez”, ressalta Ciane. 

Um avanço significativo desta reunião foi a apresentação aos ministros do projeto Palco Mundi do Brega, uma iniciativa idealizada em Belém do Pará que visa a valorização principalmente dos artistas do brega raiz. 

O ritmo brega 

O ritmo brega paraense é um gênero musical popular originário do Pará, especialmente difundido em Belém, que mistura elementos românticos, dançantes e eletrônicos, com letras geralmente voltadas para o amor, a saudade e a vida cotidiana. Ele surgiu a partir da influência do brega nacional dos anos 1960 e 1980, somado a referências regionais, caribenhas e amazônicas. 

Com o tempo, o brega paraense se diversificou em vários estilos, cada um com identidade própria: Brega tradicional – mais melódico e romântico, com forte influência da música brega nacional, marcado por guitarras e teclados suaves; Brega pop – incorpora elementos da música pop e produção moderna, buscando sonoridade mais leve e comercial; Brega calypso – popularizado por bandas como Calypso, mistura brega com guitarrada e ritmos caribenhos como o merengue; Tecnobrega – estilo eletrônico e acelerado, com batidas marcantes, sintetizadores e efeitos digitais; muito presente nas festas de aparelhagem; Melody – versão mais lenta e romântica do tecnobrega, com ênfase em melodias vocais emotivas. 

Essa diversidade faz com que o brega paraense seja mais que um ritmo: é um movimento cultural vivo, que se reinventa constantemente e representa fortemente a identidade musical do Pará, unindo tradição, tecnologia e festa, esse foi o propósito da reunião dos artistas paraenses com ministros em Brasília. 

Serviço: Artistas e produtores culturais paraenses representam o ritmo brega em reunião com Ministros do Turismo e da Cultura em Brasília.