VOZES UNIDAS POR MARIA

Artistas nacionais reverenciam Maria; veja agenda de apresentações em Belém

Artistas da cena da música local e nacional se reúnem num coro unânime para Maria e tornam este momento ainda mais cheio de significados.

Em uma dessas programações, a cantora Joanna faz uma apresentação na Casa de Cultura, nos dias 12 e 13, sendo uma das convidadas do projeto Bendito Encontro
Em uma dessas programações, a cantora Joanna faz uma apresentação na Casa de Cultura, nos dias 12 e 13, sendo uma das convidadas do projeto Bendito Encontro

A devoção mariana é o que conduz as celebrações que ocorrem durante o período do Círio de Nazaré, em Belém. Artistas da cena da música local e nacional se reúnem num coro unânime para Maria e tornam este momento ainda mais cheio de significados.

Em uma dessas programações, a cantora Joanna faz uma apresentação na Casa de Cultura, nos dias 12 e 13, sendo uma das convidadas do projeto Bendito Encontro, que contará ainda com as participações da cantora Karen Keldani e o dançarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus.

Nessas mesmas datas, a cantora Liah Soares recebe convidados no espaço “É Claro que Maria Vem”, na Avenida Nazaré. Gaby Amarantos também é anfitriã de um espaço exclusivo que receberá artistas, assim como Fafá de Belém, que presta suas homenagens cantando na Varanda de Nazaré, na Estação das Docas, na Trasladação e na romaria do Círio.

a cantora Liah Soares recebe convidados no espaço “É Claro que Maria Vem”, na Avenida Nazaré Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.

Joanna, que já esteve na capital paraense durante o Círio em anos anteriores, vê a festa como uma comemoração muito bonita da devoção mariana. “Voltar ao Círio sendo madrinha da Varanda Círio Outra Vez é uma honra. O Círio é considerado uma das maiores festas do Brasil e talvez do mundo. A minha ida a Belém é por eu ser devota e sempre acreditar na luz que ela emana sobre o mundo, numa tentativa de fazer a paz entre os povos. Esse é um pedido muito antigo de Nossa Senhora: que a gente tenha o terço como uma força de oração e que essa luz possa chegar a todas as pessoas e trazer a paz ao mundo”, diz a cantora, acrescentando que sua devoção vem de longos anos e que já obteve milagres vindos de Nossa Senhora.

A artista cantará durante a passagem da Santa pela avenida Nazaré e diz que o momento é para agradecer. “Essa minha ida ao Círio este ano é por agradecimento e por estar numa festa religiosa belíssima que homenageia Nossa Senhora. Além disso, cada vez mais acredito que todas as pessoas estão ali dando as mãos, umas pedindo e outras agradecendo. Eu sou uma mariana de coração, o meu terço sempre está nas minhas mãos todos os dias para que eu possa rezar por todos, pela minha família, meus irmãos e pela paz no mundo”.

Inúmeras canções que homenageiam Nossa Senhora se eternizaram na voz de Joanna. Uma delas é “Padroeira”, que a artista foi escolhida para gravar como trilha da abertura de uma novela homônima, transmitida pela TV Globo. “‘Nossa Senhora’, do Roberto Carlos, é linda e não pode faltar no repertório.

‘Padroeira’, para mim, tem um significado muito especial porque não é só uma música, mas uma prece, porque é tocada como uma grande canção, inclusive é cantada em igrejas. ‘Maria de Nazaré’ é outra canção, mas a minha participação é cantar enquanto ela passa na Berlinda, mas tudo o que vier ao meu coração, serão cantadas com todo o amor e carinho”, conta a cantora, que em janeiro estreará um show celebrativo de 45 anos de carreira, com uma turnê nacional que passará por Belém, com seus maiores sucessos. “Nesse show, estão envolvidos maestros, figurinistas, cenógrafos, banda de música e possível orquestra de cordas com cenário deslumbrante baseado em grandes painéis de LEds, fazendo uma história biográfica cronológica do que aconteceu nesses 45 anos”, adianta.

MARIA VEM

Uma das maiores vozes da cena paraense, a cantora Lucinnha Bastos é uma das convidadas especiais da cantora Liah Soares, na culminância da programação do Planeta Liz que será na sacada “É Claro que Maria Vem”, na Avenida Nazaré, no Espaço Claro, nos dias 12 (sábado), durante a Trasladação, e 13 de outubro (domingo), na Procissão do Círio, quando a anfitriã receberá todos os seus convidados do projeto “Maria Vem”.

“Este é um momento de renovação dos paraenses e a gente fica muito feliz de ver um projeto que consegue agregar, e a gente consegue dividir o palco com outros artistas de fora e que levem essa experiência que a gente vive há tanto tempo. No Círio, que a gente espera para fazer um grande pedido, mas que a gente possa agradecer também por todas as bênçãos”, diz Lucinnha Bastos.

Outra convidada do projeto, a cantora Wanessa Camargo, que já esteve no palco da Praça Santuário na quinta-feira, conta que é a primeira vez que vem ao Círio de Nazaré. “A Liah Soares já tinha me falado muito do Círio e também ouvi sobre o Círio no BBB, através da Alane Dias. E agora, podendo vir, percebo que isso tem me aproximado muito da minha fé nos últimos tempos. Meu filho mais velho tem me levado nas missas e agora que estou me reaproximando, veio o Círio como uma reafirmação da minha fé. Então, estou aqui como cantora, mas principalmente como católica e mulher que vem conhecer esse acontecimento que é um dos maiores do mundo”, afirmou a cantora em coletiva de imprensa de lançamento do show “Maria Vem”.

LAJE DE NAZARÉ

Uma das vozes que se unem a essa homenagem à Nossa Senhora de Nazaré é a cantora Gaby Amarantos. Num espaço exclusivo que trará experiências gastronômicas e culturais durante o evento, incluindo receitas tradicionais paraenses, a artista será a anfitriã da festa da Casa Primor, celebrando a cultura e os sabores locais que unem as famílias ao redor da mesa. Ela também vai acompanhar a procissão de domingo, e participará de um projeto solidário idealizado por seu pai, Conrado dos Santos, que consiste na distribuição de água aos romeiros.

Gaby Amarantos Foto: Wagner Almeida / Doário do Pará.

Nascida e criada em Belém, Gaby diz ter uma conexão profunda e pessoal com o Círio de Nazaré, e que cresceu em volta no espírito da festa, símbolo não apenas da devoção religiosa, mas também da cultura paraense. Por isso ela inaugura este ano, no Círio, a “Laje de Nazaré”, projeto que será lançado oficialmente no sábado, com a missão de trazer à festa religiosa as vozes da periferia. Como primeiros embaixadores, terá Gretchen, Leona Vingativa, Marcos Maderito e Carol Pedroso. “É um projeto lindo, que nasce na rua, no coração do povo, em que a gente vai caminhar com o pé no chão, distribuir água para os romeiros, onde a gente vai vivenciar esse Círio mais próximo da nossa gente, com o olhar de uma artista que vem da periferia. Isso estava faltando, esse espaço estava na hora de ser contemplado. E a Casa Primor ela vem como um momento muito especial, onde na Trasladação vou estar com meus convidados, onde a gente vai ver a nossa Nazinha passar e vai poder mostrar que o Círio é cheio de sabores.”

VARANDA DE NAZARÉ

Sempre presente no Círio de Nazaré e há 15 anos realizando a “Varanda de Nazaré”, pelo divulga o Círio e o Pará para o resto do Brasil, a partir de artistas, personalidades e formadores de opinião, Fafá de Belém é presença marcante nas homenagens musicais da festa religiosa. Ela cantará na Varanda montada na Estação das Docas, para saudar a passagem da Imagem Peregrina e dos romeiros, tanto na noite de sábado, na Trasladação, quanto na procissão da manhã de domingo.

A Varanda de Nazaré é idealizada e catalisada pela cantora Fafá de Belém, desde outubro de 2011. Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.

“Esse é um Círio muito diferente para mim, em um ano muito difícil. Sempre dedico meu mês de outubro ao Círio de Nazaré, e esse ano cheguei aqui sem um amigo muito querido, o Léo Platô, que sempre estava comigo e partiu muito jovem, e recentemente perdi meu irmão amado. E Nossa Senhora tem segurado nas minhas mãos, tem me mantido de pé. Por isso também é um Círio de agradecimento por essa força que ela está colocando dentro de mim” reflete a cantora.

DE OLHO

l Casa de Cultura “É Círio Outra Vez”

O Bendito Encontro (Rhenan Sanches, Jamily Tavares e Felipe Alcântara) recebe convidados especiais, entre eles a cantora Joanna.

Quando: dias 12/10 (sábado); 13/10 (domingo).

Onde: Casa de Cultura – Av. Nazaré, 319 – Nazaré, Belém – PA.

Quanto: gratuito.

l Show “Maria Vem”

Liah Soares e convidados como Flávio Venturini, Wanessa Camargo e Lucinnha Bastos

Quando: Dias 12/10 (sábado) na Trasladação e na Procissão do Círio em 13 de outubro (domingo).

Onde: Sacada “É Claro que Maria Vem” ( Avenida Nazaré)

l Varanda de Nazaré

Fafá de Belém e convidados

Quando: Sábado, 12, e domingo, 13, durante a Trasladação e Procissão do Círio.

Onde: Estação das Docas (Boulevard Castilhos França – Campina)

l Casa Primor

Gaby Amarantos e convidados

Quando: Sábado, 12, e domingo, 13, durante a Trasladação e Procissão do Círio.

Onde: restaurante Casa de Elna (Av. Nazaré, 649, esquina da Quintino)