A banda Arraial do Pavulagem faz um show especial com entrada franca neste sábado, 17, às 17h, na sede da Fundação Cultural do Pará para o lançamento oficial do Cordão do Galo. Será uma ocasião para o público cantar, dançar e doar alimentos não-perecíveis a crianças e adolescentes de Cachoeira do Arari, município onde o Cordão do Galo é realizado desde 2008 como ato de mobilização social pelo desenvolvimento da região. Para esse momento especial, a banda recebe vários convidados musicais. Entre eles, Allan Carvalho, Bruno Benitz, Cizinho, Renato Rosas, Luizinho Lins, Karen Tavares, Márcio Macêdo e Layse.
O repertório principal será formado por músicas consagradas do Arraial do Pavulagem como “Batalhão das Estrelas”, “Iniciais BP” e “Lua Jardineira”, além de algumas composições mais recentes e as faixas do disco do “Cordão do Galo”. São músicas muito queridas das crianças que se apresentam durante o cortejo, como “Borboleta Amarela”, “Tartarugueiro” e “Flor do Campo”. Ronaldo Silva, grande criador e incentivador desse folguedo, garante que será uma brincadeira regada a “roda de boi, lundu, banguê, carimbó, merengue, marabaixo, retumbão, cúmbia, salsa e quadrilha”.
BRINQUEDO POPULAR
O 15º Cordão do Galo é uma realização do Instituto Arraial do Pavulagem em parceria com a Irmandade dos Devotos de São Sebastião, contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura – Semear, Museu do Marajó e Governo do Pará. A iniciativa promove ações voltadas especialmente para o público infanto-juvenil, que têm a oportunidade de participar da concepção do Cordão do Galo e de atividades voltadas para a formação de brincantes. Por meio da construção de elementos culturais, aprendizado de cantos populares e danças, os jovens dão vida ao folguedo popular e resgatam a história da comunidade.
O folguedo popular nasceu atrelado à Festividade do Glorioso São Sebastião, patrimônio cultural imaterial do Brasil, acontece sempre no mês de janeiro, uma semana antes do Dia de São Sebastião e, por conta disso, passou a se constituir também como salvaguarda daquele patrimônio. O brinquedo popular, na forma de um galo, homenageia o padre Giovanni Gallo, fundador do Museu do Marajó. Ronaldo Silva, presidente do Instituto Arraial do Pavulagem, diz que a iniciativa é de suma importância em uma região que é carente de projetos desse tipo e ressalta que ações com pegada social e antropológica são parte da natureza do Instituto Arraial do Pavulagem.
“O Cordão do Galo é um trabalho focado na criança e no adolescente, oportunizando inclusão cultural e social para este público mais vulnerável, buscando prevenção do alcoolismo, da violência e do abuso sexual. A cultura é o que nos move e faz a gente continuar caminhando nessa jornada, servindo de exemplo para outras comunidades e iniciativas do Marajó, de Belém e do Pará inteiro. Manter esse propósito vivo é fundamental para o desenvolvimento da nossa Amazônia”, diz Ronaldo.
COLABORE
Show de lançamento do 15º Cordão do Galo
Quando: Hoje, a partir das 17h.
Onde: Praça do Povo da Fundação Cultural do Pará (Av. Gentil Bittencourt, 650, térreo – Nazaré)
Quanto: Entrada franca com recebimento de doação de alimentos não-perecíveis.
Informações: Instagram @arraialdopavulagem