SEXTOU PAVULAGEM

Arraial do Pavulagem faz show solidário no Boulevard da Gastronomia

Instituto Arraial do Pavulagem promove uma programação de cultura para incentivar a economia solidária e apoiar práticas sustentáveis.

Arraial do Pavulagem faz show solidário no Boulevard da Gastronomia Arraial do Pavulagem faz show solidário no Boulevard da Gastronomia Arraial do Pavulagem faz show solidário no Boulevard da Gastronomia Arraial do Pavulagem faz show solidário no Boulevard da Gastronomia
O cantor Iris da Selva e a banda Pássaros Urbanos se apresentam na estreia do “Sextou Pavulagem”
O cantor Iris da Selva e a banda Pássaros Urbanos se apresentam na estreia do “Sextou Pavulagem”

Neste fim de semana, o Instituto Arraial do Pavulagem promove uma programação de cultura para incentivar a economia solidária e apoiar práticas sustentáveis. Nesta sexta-feira (15), estreia o projeto “Sextou Pavulagem”, com shows gratuitos ao ar livre. Já no sábado (16), a programação foca na economia circular a partir da arrecadação e reaproveitamento de resíduos têxteis, setor que gera, no Brasil, cerca de 160 mil toneladas de resíduos por ano.

Hoje, a partir das 19h, o projeto “Sextou Pavulagem” promete trazer o clima festivo do Arraial do Pavulagem ao Boulevard da Gastronomia. Com shows gratuitos de Íris da Selva e Pássaros Urbanos, além das apresentações de Ronaldo Silva e Rafael Veredas, o evento busca reunir o público em uma noite de confraternização e apoio a causas sociais. A programação estreia uma série de encontros de cultura e cidadania, no Instituto, em prol da alegria e da solidariedade.

As apresentações são uma oportunidade para que o público e amigos do Instituto Arraial do Pavulagem possam se reunir e contribuir com doações que serão encaminhadas para o Cordão do Galo, manifestação cultural e social realizada anualmente em Cachoeira do Arari, na Ilha do Marajó, com o apoio do Instituto. Quem for participar, pode contribuir com roupas, calçados, brinquedos e itens de higiene pessoal que serão levados para Cachoeira do Arari, atendendo às necessidades das famílias e crianças do projeto.

O “Sextou Pavulagem “ocorrerá até o final do ano, em datas a serem anunciadas. João Guilherme, coordenador de atividades do Instituto Arraial do Pavulagem, explica que a ideia é promover essas celebrações na época de final de ano, com música ao vivo e também atividades variadas relacionadas às vivências do Batalhão da Estrela.

“Em uma das próximas sextas-feiras, teremos um workshop de Perna de Pau. Em outra, teremos um especialista falando sobre um instrumento musical do Batalhão da Estrela. E por aí vai… a ideia é reunir todos por uma boa causa neste tempo de confraternizações”, explica.

Sábado Sustentável

Neste sábado, 16, a programação do Instituto continua com uma ação de arrecadação e desmanche de peças jeans, uma atividade que faz parte da preparação para a futura “Oficina de Design Sustentável”, que será oferecida pela entidade, também com foco nas crianças participantes do Cordão do Galo e suas famílias.

Após o desmanche e a higienização das peças, o processo segue para Cachoeira do Arari, onde as mães das crianças do Cordão do Galo aprenderão técnicas de costura e modelagem, sob a orientação da instrutora Lúcia Almeida. A oficina oferece a essas mulheres a chance de desenvolver habilidades que podem contribuir com a renda familiar, além de conscientizá-las sobre práticas sustentáveis. “Essa é uma forma de instrumentalizá-las para conseguir, no futuro, uma possível renda com esse tipo de aprendizado”, explica João Guilherme.

A partir das 16h, os voluntários do Instituto estarão reunidos para coletar, higienizar e desmontar as peças, que serão transformadas em outros produtos. A atividade promove a economia circular, reduzindo o impacto ambiental dos resíduos têxteis, e também fortalecendo a comunidade.

Júnior Soares, músico e fundador do Arraial do Pavulagem, destaca a importância da iniciativa. “A gente começa a arrecadar agora esse material, peças de jeans antigas que a gente vai desmanchar e transformar em bolsa, transformar em estojo para crianças do Cordão do Galo”. Além de jeans, o Instituto também receberá itens de higiene e material escolar, que serão entregues às famílias de Cachoeira do Arari.