Neste fim de semana, o Instituto Arraial do Pavulagem promove uma programação de cultura para incentivar a economia solidária e apoiar práticas sustentáveis. Nesta sexta-feira (15), estreia o projeto “Sextou Pavulagem”, com shows gratuitos ao ar livre. Já no sábado (16), a programação foca na economia circular a partir da arrecadação e reaproveitamento de resíduos têxteis, setor que gera, no Brasil, cerca de 160 mil toneladas de resíduos por ano.
Hoje, a partir das 19h, o projeto “Sextou Pavulagem” promete trazer o clima festivo do Arraial do Pavulagem ao Boulevard da Gastronomia. Com shows gratuitos de Íris da Selva e Pássaros Urbanos, além das apresentações de Ronaldo Silva e Rafael Veredas, o evento busca reunir o público em uma noite de confraternização e apoio a causas sociais. A programação estreia uma série de encontros de cultura e cidadania, no Instituto, em prol da alegria e da solidariedade.
As apresentações são uma oportunidade para que o público e amigos do Instituto Arraial do Pavulagem possam se reunir e contribuir com doações que serão encaminhadas para o Cordão do Galo, manifestação cultural e social realizada anualmente em Cachoeira do Arari, na Ilha do Marajó, com o apoio do Instituto. Quem for participar, pode contribuir com roupas, calçados, brinquedos e itens de higiene pessoal que serão levados para Cachoeira do Arari, atendendo às necessidades das famílias e crianças do projeto.
O “Sextou Pavulagem “ocorrerá até o final do ano, em datas a serem anunciadas. João Guilherme, coordenador de atividades do Instituto Arraial do Pavulagem, explica que a ideia é promover essas celebrações na época de final de ano, com música ao vivo e também atividades variadas relacionadas às vivências do Batalhão da Estrela.
“Em uma das próximas sextas-feiras, teremos um workshop de Perna de Pau. Em outra, teremos um especialista falando sobre um instrumento musical do Batalhão da Estrela. E por aí vai… a ideia é reunir todos por uma boa causa neste tempo de confraternizações”, explica.
Sábado Sustentável
Neste sábado, 16, a programação do Instituto continua com uma ação de arrecadação e desmanche de peças jeans, uma atividade que faz parte da preparação para a futura “Oficina de Design Sustentável”, que será oferecida pela entidade, também com foco nas crianças participantes do Cordão do Galo e suas famílias.
Após o desmanche e a higienização das peças, o processo segue para Cachoeira do Arari, onde as mães das crianças do Cordão do Galo aprenderão técnicas de costura e modelagem, sob a orientação da instrutora Lúcia Almeida. A oficina oferece a essas mulheres a chance de desenvolver habilidades que podem contribuir com a renda familiar, além de conscientizá-las sobre práticas sustentáveis. “Essa é uma forma de instrumentalizá-las para conseguir, no futuro, uma possível renda com esse tipo de aprendizado”, explica João Guilherme.
A partir das 16h, os voluntários do Instituto estarão reunidos para coletar, higienizar e desmontar as peças, que serão transformadas em outros produtos. A atividade promove a economia circular, reduzindo o impacto ambiental dos resíduos têxteis, e também fortalecendo a comunidade.
Júnior Soares, músico e fundador do Arraial do Pavulagem, destaca a importância da iniciativa. “A gente começa a arrecadar agora esse material, peças de jeans antigas que a gente vai desmanchar e transformar em bolsa, transformar em estojo para crianças do Cordão do Galo”. Além de jeans, o Instituto também receberá itens de higiene e material escolar, que serão entregues às famílias de Cachoeira do Arari.