Belém

Arraial do Pavulagem faz ensaio aberto em Belém

Arraial do Pavulagem faz ensaio aberto em Belém Arraial do Pavulagem faz ensaio aberto em Belém Arraial do Pavulagem faz ensaio aberto em Belém Arraial do Pavulagem faz ensaio aberto em Belém
Fotos Antônio Melo
Fotos Antônio Melo
Marcada pelo som vibrante e pelas cores vivas em frente ao Instituto Arraial do Pavulagem, no Boulevard da Gastronomia, desde as 16h na tarde de sábado (8), a preparação para os famosos arrastões do Pavulagem, que animarão as ruas de Belém nos dias 16, 23 e 30 de junho e 7 de julho, atraiu brincantes entusiasmados.
O tema deste ano, “Arraial do Saber”, é uma criação e produção do Instituto Arraial do Pavulagem, que celebra a 37ª edição do evento. Os ensaios abertos ao público transformam-se em verdadeiras prévias das grandes festas, atraindo uma multidão de espectadores que vêm conferir a animação e o talento dos brincantes.
A doutoranda Nathalia Fonseca, de 31 anos, há mais de quatro anos é uma espectadora fiel dos arrastões do Pavulagem. Ela conta que o arraial foi incluído em sua vida a partir do momento em que entendeu o patrimônio que ele representava. “A partir do momento em que eu conheci, me apaixonei; porque tem muitas das nossas raízes. A música move, bate o coração da gente mais forte, e ver como as pessoas envolvidas com isso é muito bonito”, descreve. Nathalia também destaca a importância dos ensaios. “É neles que a gente vê o envolvimento das pessoas jovens, do público diverso, onde várias pessoas estão fazendo o arrastão do Pavulagem acontecer”, complementa.
Entre os participantes do Batalhão da Estrela, os iniciantes que formam um grupo oficial responsável pelas performances durante os cortejos, este ano a estudante Aeris Gabriella, de 14 anos, filha de Nathalia, participa pela primeira vez como integrante do arraial e está animada com sua estreia como perna de pau. “A beleza dos desfiles sempre me impressionou. Treino em casa e chego cedo aos ensaios para pegar o ritmo. Mal posso esperar pelo primeiro arrastão,” disse.
Luiz Renato, 18, estudante de direito, também está participando do arrastão pela primeira vez, mas já acompanha o evento como espectador há 5 anos. Para Luiz, envolver-se nos ritmos e danças é sinônimo de felicidade. “Finalmente estou participando como perna de pau. A energia é contagiante e a experiência é incrível. Ano que vem, quero tocar maraca na percussão”, conta. Além dos planos de tocar um instrumento, ele revela que pretende incentivar a participação da irmã, que é criança, como pernalta para que ela esteja inserida no arraial desde cedo.
Desde 2017 a estudante de letras Camila Amoras, 22, começou sua jornada com o Pavulagem e, desde então, permanece envolvida. “Eu estava na Praça da República no dia de aniversário do meu pai e vimos aquele arrastão. Aquilo mexeu muito comigo e falei que queria participar”, relembra. No ano seguinte, ela se inscreveu nas oficinas e começou a tocar barrica, antes de se sentir mais à vontade com o marabaixo, que toca até hoje.
“Participar me faz sentir parte de algo maior. É uma valorização da nossa cultura. Sinto uma paz e uma felicidade tremenda em participar. Me sinto realizada por fazer parte de um evento tão importante e significativo para a cultura do estado. Todo ano é emocionante, cada vez mais”, conclui Camila.
Fotos Antônio Melo
SERVIÇO
Os ensaios do Batalhão da Estrela seguem até o dia 13 de junho, com horários variados durante a semana. De segunda a sexta, das 19h às 21h; aos sábados, das 16h às 18h; e aos domingos, das 9h às 11h. O treinamento ocorre em frente ao Instituto Arraial do Pavulagem, no Boulevard da Gastronomia, no bairro da Campina.
O clima de celebração e preparação promete um espetáculo vibrante para os arrastões oficiais, programados para os dias 16, 23 e 30 de junho e 7 de julho.