Com o tema “Arraial da Floresta”, o Arraial do Pavulagem anunciou as datas dos Arrastões 2025, que ocorrerão em 15, 22 e 29 de junho e 6 de julho, em Belém. A expectativa é que os cortejos pelas ruas de Belém reúnam cerca de 35 mil pessoas.
A primeira etapa do calendário iniciou nesta quinta-feira, 8, com as oficinas para os brincantes do Batalhão da Estrela, que seguem até o próximo dia 23, no Boulevard da Gastronomia. A organização estima que 400 pessoas devem participar deste primeiro momento.
A concentração dos Arrastões será na Praça da República (em frente ao Theatro da Paz), com saída pela Avenida Presidente Vargas, e passará pela rua Municipalidade, com o encerramento na Praça Waldemar Henrique – onde ocorre um show especial da banda Arraial do Pavulagem e convidados.
O projeto, que é uma das maiores manifestações culturais da Amazônia, é patrocinado pelo sétimo ano consecutivo pela Equatorial Pará. De acordo com Michelle Miranda, analista de Responsabilidade Social da Equatorial Pará, a empresa se orgulha em apoiar iniciativas culturais que são essenciais para a democratização da arte e o fortalecimento da cultura local.
“A programação do Arraial do Pavulagem desempenha um papel crucial no processo de inclusão social processo e na valorização dos fazedores de cultura, proporcionando uma plataforma contínua de visibilidade que se estende ao longo de seu calendário de atividades, culminando nos arrastões que tomam as ruas de Belém. A Equatorial Pará acredita na democratização do acesso à arte e se orgulha de apoiar o Arraial, pelo sétimo ano consecutivo, em todas as suas fases, proporcionando aos brincantes uma programação diversificada, inclusiva e que dá voz à cultura paraense”, destaca.
Para Júnior Soares, também músico e co-fundador do Arraial, o tema deste ano amplia o sentido da festa: “O Arraial da Floresta nos convida a refletir sobre o futuro, sem esquecer nossas raízes. É uma festa que nasce da ancestralidade, mas que também quer inspirar atitudes no presente. As ações de sustentabilidade fazem parte disso: são práticas que mostram que cultura e natureza precisam caminhar juntas”, conclui.
Datas dos Arrastões do Pavulagem 2025
15 de junho – 1º Arrastão do Pavulagem
22 de junho – 2º Arrastão do Pavulagem
29 de junho – 3º Arrastão do Pavulagem
06 de julho – 4º Arrastão do Pavulagem