Alexandre Nascimento
Teve início, na noite de ontem (16), o “Arraial de Todos os Santos”, evento que integra o XIX Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Cultural do Pará (FCP). O evento acontece no Centro Cultural e Turístico Tancredo Neves (Centur) até o dia 2 de julho, com apresentação de cerca de 150 quadrilhas juninas de vários municípios do Estado, entre outras atrações.
“O Governo do Pará apoia a cultura popular, por isso que a Fundação Cultural se dedicou em preparar um grande evento que mobilizou grupos juninos e outras manifestações culturais de muitos municípios, inclusive, os distantes. Todas essas atrações estarão se apresentando todos os dias da semana, até dia 2 de julho”, disse Tiago Miranda, presidente da FCP.
A expectativa da organização é atrair muito público, que tem por base as edições de anos anteriores do evento. “Os números do ano passado foram de mais de 10 mil por pessoa por noite, porque a tradição junina é forte no Brasil todo. Por isso, nesse ano nossa expectativa é que esse ano seja superado”, completou Tiago Miranda.
A adesão do público foi vista na primeira noite do “Arraial de Todos os Santos”, que lotou os espaços montados no salão de apresentações e que deve acontecer nos outros dias, uma vez que o evento vai incluir também grupos de Carimbó, folclóricos, Cordões de Pássaros, Boi-Bumbá, Boi de Máscaras e Toada. “Junho é o melhor mês do ano, por toda essa programação. Por isso, com certeza estarei presente nos outros dias”, disse Débora Nunes, 33 anos, tradutora.
“Me falaram que teria o arraial junino aqui no Centur, então vim direto para cá curtir todas essas quadrilhas e comidas juninas. Ainda bem que a programação vai acontecer até o dia 2 de julho, assim vai dar para aproveitar ainda mais esse período”, concluiu Vanessa Rabelo, 29 anos, maquiadora.