Entretenimento

Amazônia Jazz Band faz concerto solidário ao Rio Grande do Sul

O grupo paraense vai apresentar clássicos da música brasileira e internacional,

com a regência do maestro convidado Rui Carvalho. FOTO: PEDRO GUERREIRO / AG. PARÁ
O grupo paraense vai apresentar clássicos da música brasileira e internacional, com a regência do maestro convidado Rui Carvalho. FOTO: PEDRO GUERREIRO / AG. PARÁ

Neste 15 de maio, às 20h, o Theatro da Paz, em Belém, será palco de uma fusão musical única e solidária. A renomada Amazônia Jazz Band receberá o maestro Rui Carvalho, líder da Amazonas Band, para um concerto especial em apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A iniciativa é promovida pelo Governo do Pará, através da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Theatro da Paz e Academia Paraense de Música (APM).

Sob a batuta de Rui Carvalho, maestro titular da Amazonas Band, o concerto será uma celebração da música brasileira e internacional, com arranjos cuidadosamente selecionados para proporcionar uma experiência inesquecível aos espectadores. Além disso, o saxofonista Ênio Prieto, também da Amazonas Band, será destaque como solista, adicionando seu talento ao espetáculo.

O programa incluirá obras icônicas de artistas como Gilberto Gil, Antonio Carlos Jobim, Adil de Paula Zuzuca e John Fedchock, com arranjos elaborados pelo próprio Rui Carvalho e pelo Maestro Branco. Entre as peças selecionadas, estão clássicos como “O Morro Não Tem Vez”, “Dindi” e “Chega de Saudade”, que certamente tocarão os corações do público presente.

Elias Coutinho, maestro titular da Amazônia Jazz Band, enfatiza que o concerto terá 95% de regência de Rui Carvalho, com uma música sendo regida por ele mesmo e outra por Ênio Pietro, primeiro sax alto e assistente da Amazonas Band. Coutinho destaca a oportunidade de o público apreciar o repertório e a linguagem musical trabalhada por Rui Carvalho na Amazonas Band.

“Será um concerto que traz 90% de arranjos do maestro Rui Carvalho e composições também do maestro. Então, a plateia do Da Paz, o público da AJB, vai ter oportunidade de apreciar um espetáculo que envolve, justamente, esse repertório que vem diretamente da linguagem trabalhada por esse grande maestro na Amazonas Band, trabalho já de anos e com muita experiência desse grande maestro”, afirmou Elias.

Ênio Pietro, reconhecido como um dos grandes saxofonistas brasileiros, além de solista em várias músicas, regerá uma peça emblemática arranjada pelo renomado maestro Branco, figura importante no movimento de big bands no eixo Rio-São Paulo. Espera-se grandes solos desse talentoso músico durante o concerto.

SOLIDÁRIO

Oconcerto também visa arrecadar materiais de limpeza para auxiliar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. As enchentes já afetaram mais de 2 milhões de pessoas devido ao excesso de chuvas. Os ingressos serão vendidos simbolicamente a R$ 2. Além disso, pede-se a contribuição de material de limpeza, recolhido no dia do concerto.