LITERATURA AMAZÔNICA

‘Amazônia Exótica’: obra esgotada será relançada com apoio de financiamento coletivo

Financiadores terão acesso a recompensas exclusivas, incluindo ecobags, marcadores de página e camisetas estampadas com gravuras históricas de antigos viajantes da Amazônia

‘Amazônia Exótica’: obra esgotada será relançada com apoio de financiamento coletivo

Após anos fora de circulação, ‘Amazônia Exótica – Volume 2′ será relançado em uma nova edição, viabilizada por meio de uma campanha de financiamento coletivo no Catarse, que começou nesta terça-feira, 12 de novembro, e segue até dia 27 de dezembro. Publicado pela Larêdo Editora e organizado pela escritora e pesquisadora Olímpia Reis Resque, o livro é uma imersão em relatos históricos e curiosidades sobre a floresta amazônica, com ilustrações e descrições detalhadas que transportam o leitor ao universo natural e cultural da região. Se for financiado, a previsão é que o livro chegue às mãos dos leitores em janeiro de 2025.

ORIGEM – Fruto de décadas de pesquisa de Resque na Biblioteca do Museu Paraense Emílio Goeldi, a obra reúne 109 verbetes sobre espécies nativas, mitos, usos medicinais de plantas e comportamentos animais.

“Resgatar conhecimentos tradicionais é uma maneira de valorizar e preservar a cultura amazônica”, comenta a autora. As histórias relatadas abrangem desde a etimologia dos nomes de plantas e animais até lendas populares transmitidas ao longo de gerações, proporcionando uma visão fascinante e educativa sobre a biodiversidade amazônica.

A obra é enriquecida com ilustrações de viajantes famosos, como a naturalista Maria Sybilla Merian, e registros de exploradores renomados, como Alexander von Humboldt e Henry Walter Bates, que narraram as paisagens e criaturas amazônicas em suas expedições entre os séculos XVI e XIX.

Para a escritora, compreender a Amazônia ‘é uma tarefa que vai além da simples catalogação de espécies; é uma celebração de sua rica história, de suas curiosidades e da literatura que continua a inspirar gerações’.

PREPARAÇÃO – Filipe Nassar Larêdo, editor da Larêdo Editora, destacou o cuidado editorial que foi necessário para esse projeto. “Curar e editar uma obra tão rica em detalhes e conteúdo visual é uma grande responsabilidade. Cada verbete e ilustração foram selecionados minuciosamente para garantir que a diversidade e a história da floresta fossem representadas com precisão”, comentou.

O editor pontuou que financiamento coletivo é uma proposta que a editora e a autora fazem para que o público brasileiro manifeste o interesse, ‘se encante com essa obra lindíssima e contribua, recebendo, como apoio, brindes exclusivos’.

RECOMPENSA – O financiamento coletivo permitirá também possibilitar aos apoiadores receber recompensas exclusivas, como ecobags, marcadores de página e camisetas estampadas com gravuras históricas e coloridas de antigos viajantes, que celebram a cultura e a biodiversidade da Amazônia.

A nova edição de Amazônia Exótica chega em um momento oportuno, em que a COP 30 trará atenção internacional à Amazônia. A obra, além de informar, convida à reflexão sobre a importância da conservação da maior floresta tropical do mundo, conectando leitores de diversas áreas com o rico patrimônio natural e cultural amazônico.