Aline Rodrigues
Com 40 anos de carreira, o cantor e ex-vocalista do Araketu, Tatau, agita os participantes do bloco Axé pra Recordar, hoje, 14, no Circuito do Porto, no Porto Futuro, no Umarizal. Com sucessos como “Araketu é Bom Demais”, “Ô Meu Pai”, “Araketu é Dez”, entre outros, o cantor vai animar os foliões do bloco que destaca os clássicos da música baiana.
A folia do Axé pra Recordar começa às 15h30, com concentração no espaço Ver-o-Rio, com a discotecagem do DJ André Said. Às 16h30, o cantor Tonynho e banda anima os brincantes num arrastão democrático, sem cordão de isolamento e onde todo mundo pode participar, do Ver-o-Rio até o Porto Folia, onde acontece a segunda parte da festa, apenas para associados do bloco.
“Para mim é um motivo de felicidade, primeiro pelo fato do trio voltar para rua. Há oito anos, quando criei esse projeto, foi com o intuito de realmente voltar o trio para a rua, porque as micaretas tinham esfriado devido aos embargos judiciais e tudo mais. E coincidentemente, oito anos depois iremos fazer o mesmo circuito, saímos do Ver-o-Rio, só que na época fomos para o antigo African Bar, que era o Mauí, e hoje estamos indo para um novo circuito do pré-carnaval que é o Porto Folia, no estacionamento do Porto Futuro”, diz Tonynho Santos, que puxa o trio elétrico e também é o idealizador do bloco, reconhecido por trazer a Belém grandes nomes da música baiana, como Ninha, Carla Vise e Timbalada.
Tonynho acredita que a folia deste domingo vai recordar antigas micaretas e sucessos. “Vai ser emocionante, vai ser bom recordar o CarnaBelém, uma micareta que foi marcante. Vamos relembrar Cheiro de Amor, Netinho, só os clássicos realmente, que fazem jus a esse projeto”, acrescenta.
Na line up do bloco tem ainda MizeRô e a cantora Patrícia Gomes, ex-Timbalada, às 18h30. “Para mim é sempre motivo de alegria estar em Belém, pois tenho essa cidade e os paraenses em meu coração, me sinto uma paraense de coração”, diz Patrícia, já na expectativa para o bloco.
“A minha expectativa é imensa. Já são dois anos participando do Axé, e o Tonynho, que sempre foi meu contato direto, sempre soube do tamanho da minha vontade de um dia fazer parte desse evento gigantesco. Só tenho a agradecer, explodindo de alegria. Não vejo a hora de chegar e ver as pessoas cantarem e fazer todos dançarem”, diz a cantora, que adianta que o seu repertório será eclético, com foco no axé percussivo. “Com muitas músicas da época de quando fazia parte da Timbalada, vamos que vamos!”, acrescenta Patrícia, que curte o nosso açaí e adiantou que não vai embora sem levar um pouco de iguarias na mala.
“Não posso sair da cidade sem trazer o açaí, castanha do Pará e bombons. E a minha relação com os meus amores é linda demais, eles não têm noção do bem que me fazem, o quanto me fortalecem. Sabe algo que você procura palavras para explicar e não encontra? É sobre isso. Recordações são muitas, uma delas foi quando cheguei a primeira vez na cidade e fui recepcionada no aeroporto com cartas quilométricas, bichinhos de pelúcia. Nossa, foi emocionante!”
Depois, a festa segue com a discotecagem de DJ Silvinho, da aparelhagem Carabao, e para fechar a folia, a grande atração: Tatau, que retorna à capital paraense após sete anos, fazendo parte de um formato inovador de apresentação.
chegue lá
Bloco Axé Pra Recordar
Quando: Hoje, 14, a partir das 16h30.
Onde: Circuito Porto Folia (Porto Futuro), com saída do Complexo Ver-o-Rio
Abadás: nas lojas Kings (Pátio Belém e Parque Shopping), Sonho dos Pés (Boulevard e Metrópole), Lopes Pará (Nazaré) e Academia Bodyteen (Cidade Nova) ou pelo WhatsApp (91)98525-6548