Entretenimento

Aliança Francesa realiza a "Noite das Ideias" com gastronomia e música

O chef Wagner Vieira preparou uma receita em harmonia com uma composição do pianista francês Pierre Thilloy. FOTO: FERNANDO SETTE/AGÊNCIA BELÉM
O chef Wagner Vieira preparou uma receita em harmonia com uma composição do pianista francês Pierre Thilloy. FOTO: FERNANDO SETTE/AGÊNCIA BELÉM

Aline Rodrigues/Diário do Pará

Com uma programação repleta de momentos de reflexão sobre projetos sustentáveis na gastronomia e meio ambiente, relações de consumo, aproveitamento dos alimentos e imersões culturais, a Aliança Francesa promove em Belém, a partir de amanhã, 30, “La Nuit Des Idees. Plus?” ou “A Noite das Ideias. Mais?”.

O evento é idealizado e promovido pela Aliança Francesa com abrangência global. O objetivo é levar as instituições culturais e educacionais da França e do mundo inteiro a celebrarem na mesma noite, momentos de reflexão em diferentes campos do pensamento, das artes, ciências e da sociedade.

“É um evento internacional que tem como objetivo reunir as pessoas para poder refletir sobre um tema definido. Esse ano o tema é ‘Mais?’, e como é um tema muito amplo, aqui em Belém decidimos trabalhar a partir da gastronomia sustentável. Ou seja, como consumir de forma mais sustentável, mais inteligente, e nosso objetivo é propor eventos em que o público possa refletir sobre essa temática”, disse Justine Delefortrie, Diretora Executiva da Aliança Francesa em Belém.

A programação será aberta ao público gratuitamente e acontecerá em vários espaços da cidade, entre eles, o Teatro Estação Gasômetro, no Parque da Residência; o Solar da Beira, localizado no centro do Mercado do Ver-o-Peso e no espaço da própria Aliança Francesa.

A abertura oficial do evento acontece no Teatro Estação Gasômetro, amanhã, 30, às 19h, com uma mesa redonda que reunirá convidados para debater o tema gastronomia sustentável e promoção da responsabilidade com o meio ambiente.

O presidente da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), Lélio Costa; Suzane Rebelo, gestora e com fundadora do Toró, Gastronomia Sustentável; e Benedita da Silva Barros, mestre em Direito pela Universidade da Amazônia e doutora em Biodiversidade e Biotecnologia, e atualmente analista em Ciência e Tecnologia do Museu Emílio Goeldi, são os participantes da mesa, que terá a mediação da jornalista Vanessa Vasconcelos, diretora da TV Cultura do Pará.

O compositor francês Pierre Thilloy. FOTO: DIVULGAÇÃO
HARMONIZAÇÃO

Durante a abertura, o evento também vai proporcionar a promoção e integração entre as culturas franco- brasileira através de uma experiência musical e gastronômica, com destaque para a peça inédita escrita e enviada pelo compositor Pierre Thilloy, que pauta o concerto musical de um quarteto de cordas formado por integrantes da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP). Eles se apresentam logo após a mesa redonda e fazem um convite ao público a fomentar o pensamento crítico por meio da música.

“Vamos ter o compositor francês Pierre Thilloy, que encontrou o chef gastronômico Wagner Vieira, os dois trabalharam junto, e a partir de uma receita, Thilloy criou uma composição musical. Essa composição vai agregar um espumante da marca Chandon, feito no Brasil e sustentável. Então, vai ter um diálogo, uma harmonização entre esses três elementos para fazer um momento único, inovador”, contou Justine.

No dia 31 (sexta-feira), acontece o lançamento da exposição fotográfica “Sous La Peau” (“Sob a Pele”), para convidados, no Solar da Beira, no Ver-o-Peso. A mostra terá 20 fotografias da artista francesa fotógrafa de culinária, Pauline Daniel, que é um convite à reflexão sobre o tema do desperdício de alimentos e como a aparência engana e pode levar ao descarte de algo que ainda pode ser consumido. A exposição abre ao público do dia 1º a 30 de abril, de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos fins de semana, das 8h às 14h. A entrada é gratuita.

No dia 1º de abril, das 9h às 15h, no formato de feira, trabalhadores do segmento da agricultura familiar estarão presentes para falar sobre a perspectiva por trás da produção dos alimentos, demonstrando uma realidade muito presente na vida das pessoas.

A programação inclui ainda apresentações e oficinas; momentos voltados para contação de histórias; jogos para adultos e crianças; novos conhecimentos a partir da arte, do contato com o museu virtual e visitas em realidade virtual; por fim, haverá contato continuado com a língua francesa durante todo o evento.

PARTICIPE

Aliança Francesa apresenta “A Noite das Ideias. Mais?”
Abertura: Dia 30, às 19h
Onde: Teatro Gasômetro, no Parque da Residência.
Quanto: Gratuito.