Entretenimento

Aldeia Cabana recebe a apuração das Escolas de Samba de Belém

Agremiações reúnem-se a partir das 16h, com muito samba, na Aldeia Cabana. FOTO: JOYCE FERREIRA/AG. BELÉM
Agremiações reúnem-se a partir das 16h, com muito samba, na Aldeia Cabana. FOTO: JOYCE FERREIRA/AG. BELÉM

A apuração das notas dos desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial de Belém ocorre nesta quarta-feira, 6, a partir das 18h, na Aldeia Cabana David Miguel. As onze agremiações desfilaram ao longo das noites de sexta-feira, 1º, e sábado, 2, na disputa pelo título de campeã 2024. O momento ainda promete ser de reencontro e celebração, com show organizado pela ESA (Escolas de Samba Associadas), a partir das 16h, com o Grupo Cabanagem em palco montado na avenida, e tendo a participação especial de intérpretes das escolas. A entrada será liberada para o público.

Estão na disputa pelo título – por ordem de desfile – as escolas: Boêmios da Vila Famosa, com o enredo “Dom Bruno – O Cavaleiro de Emaús e a República da Caridade”; Os Colibris, com “É Tecno, é Pop, é Som! Nas ondas sonoras da águia de fogo”; Deixa Falar, com “Carabao, O Segredo da Multiplicação. O Búfalo Que Vale Ouro”; Matinha, com “Epaminondas Gustavo – Chama O Pessuá, O Caboclo D`Odivelas Vai Passar”; e Império Pedreirense, com “Em Belém de Nazaré Tem Reza, Batuque e Samba No Pé”.

E ainda, as escolas que desfilaram no segundo dia: Piratas da Batucada, com o enredo “Por Mares Nunca Dantes Navegados”; Quem São Eles, com “Preamar da Cultura do Pará”; Bole Bole, com “Juriê – A Fantástica Energia da Amazônia Paraoara”; Acadêmicos da Pedreira, com “Na Sombra da Samaumeira, O Velho Mundo em Minha Aldeia”; Rancho Não Posso me Amofiná, com “Isso Que é Amor. Onde o Rancho For, Eu vou!”; e Xodó da Nega, com “Nossa Majestade, O Carnaval”.

Na apuração serão avaliados os quesitos: Alegoria, Bateria, Comissão de Frente, Enredo, Evolução, Fantasia, Harmonia, Mestre-Sala e Porta-Bandeira, Porta-Estandarte e Samba Enredo.

De acordo com o diretor geral da Fumbel e ex-carnavalesco, Jamil Mouzinho, as agremiações superaram todas as expectativas. “Com enredos e temáticas muito próximas e inseridas no contexto da cultura popular, focando a cena cultural da cidade, todas realizaram um belo desfile. Não houve nenhum incidente que pudesse ter tirado o brilho. A Aldeia Cabana estava lotada, e percebia-se que as pessoas se dirigiram realmente para assistir esse grande espetáculo”, enfatizou.

Ele ressalta, que o carnaval de 2024 veio para reorganizar os grupos e escolas de samba, de forma que, até 2026, o Grupo Especial se apresente com 8 escolas, assim como nos grupos 1 (de acesso) e 2. “Esse passo é importante e foi decidido de comum acordo com as ligas representativas das escolas de samba. Vai ser um ganho para o carnaval. Fluirá mais o desfile, o resultado só tende a melhorar”.

*Com Agência Belém

ACOMPANHE

Apuração dos desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial de Belém
Quando: Hoje, 6, a partir das 18h (com show a partir das 16h).
Onde: Aldeia Cabana (Av. Pedro Miranda, s/n, entre Enéas Pinheiro e Pirajá – Pedreira)
Quanto: Gratuito.