Entretenimento

ACCPA divulga lista dos melhores filmes de 2022

Paul Mescal e Frankie Corio em Aftersun. FOTO: sara markharine/divulgação
Paul Mescal e Frankie Corio em Aftersun. FOTO: sara markharine/divulgação

A Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) elegeu os melhores do Cinema em 2022, a partir dos filmes inéditos exibidos nos cinemas de Belém e os disponíveis em canais de streaming ao longo deste ano. A lista já é tradicional e é realizada deste 1962, elencando não só os melhores filmes, como categorias de melhor diretor, ator e atriz, de acordo com a escolha dos críticos.

Participaram da escolha, entre outros, os críticos Pedro Veriano e Luzia Miranda Álvares. Na seleção, o longa de ficção “Drive My Car”, de Ryusuke Hamaguchi, ficou em primeiro lugar, enquanto o documentário “Ennio, O Maestro”, dirigido por Giuseppe Tornatore sobre o músico Ennio Morricone, responsável por trilhas emblemáticas do cinema, ficou em segundo lugar.

“Drive My Car” – que somou 40 pontos no conjunto das avaliações e também arrecadou os títulos de melhor direção, ator e atriz coadjuvante, segundo os críticos paraenses – é um filme adaptado de um conto de Haruki Murakami. Acompanha a história de um ator e diretor de sucesso, Yusuke, que ainda enfrenta o luto após dois anos da morte da esposa. Ele recebe uma oferta para dirigir uma produção em um festival de teatro e acaba encontrando a jovem Misaki, que tem a missão de conduzir seu carro. Os dois acabam construindo uma relação especial.

“É um filme humanista, que nos mostra o drama de dois personagens que tentam lidar com seus passados para construir um futuro melhor. É um filme necessário, pois mostra questões vinculadas à fraternidade e esperança. Precisamos assistir a filmes com essas temáticas”, diz o crítico Marco Antonio Moreira, que também participou da seleção.

Marco Antonio também destaca o segundo lugar na lista como um filme muito especial, que merece ser visto e revisto. “Ennio Morricone é um dos gênios musicais do século 20 e sua obra musical no cinema é emocionante. O documentário nos mostra Morricone como músico e como ser humano, de modo respeitoso, revelando suas inspirações musicais e histórias de sua vida. É um belo filme, que foi dirigido por um de seus maiores parceiros, Giuseppe Tornatore. Ele dirigiu o belo ‘Cinema Paradiso’ (1988), que teve emocionante trilha musical de Morricone e é considerado como um de seus melhores trabalhos no cinema”, lembra Marco Antonio.

A ideia é provocar o público que gosta de cinema a ver ou rever os filmes escolhidos, e assim ampliar os debates sobre cada obra. Alguns deles, por exemplo, estarão na mostra Retrospectiva 2022 do Cine Líbero Luxardo, que inicia dia 3 de janeiro de 2023. Dentre eles, o próprio “Drive My car”, “Aftersun”, de Charlotte Wells, e “Licorice Pizza”, de Paul Thomas Anderson. Outros podem ser encontrados nas plataformas de streaming, como “Mães Paralelas”, de Pedro Almodóvar, na Netflix.

Entre as menções especiais de 2022, os críticos da ACCPA destacaram o legado cinematográfico dos cineastas Jean-Luc Godard, Jean-Marie Straub e Alain Tanner, que faleceram este ano, a realização do 8º Festival Internacional de Cinema do Caeté (FICCA), em Bragança, e o Festival Amazônia (Fi) Doc 2022, em Belém, assim como o Festival de Cinema Italiano, que teve exibições em Belém.

ASSSISTA

Melhores filmes:

1. Drive My Car, de Ryusuke Hamaguchi (40 pontos)

2. Ennio, O Maestro, de Giuseppe Tornatore (30 pontos)

3. Benedetta, de Paul Verhoeven (20 pontos)

4. Aftersun, de Charlotte Wells (20 pontos)

5. Licorice Pizza, de Paul Thomas Anderson (19 pontos)

6. Memória, de Apichatpong Weerasethakul (17 pontos)

7. O Festival do Amor, de Woody Allen (15 pontos)

8. Mães Paralelas, de Pedro Almodóvar (15 pontos)

9. Belfast, de Kenneth Branagh (14 pontos)

10. Titane, de Julia Dicournau (14 pontos)

 

Categorias:

Melhor diretor: Ryusuke Hamaguchi (Drive My Car)

Ator: Hidetoshi Nishijima (Drive My Car)

Atriz: Tilda Switon (Memória)

Ator Coadjuvante: Jude Hill (Belfast)

Atriz Coadjuvante: Reika Kirishima (Drive My Car)

Melhor Roteiro Original: Dan Kwan e Daniel Scheinert (Tudo Em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo)

Melhor Roteiro Adaptado: Ryusuke Hamaguchi e Takamasa Oe baseado na obra literária de Haruki Murakami

Melhor Montagem: Massimo Quaglia (Ennio, O Maestro)

Melhor Figurino: Pierre-Jean Larroque (Benedetta)

Melhor Fotografia: Jarin Blaschke (O Homem do Norte)

Melhor Animação (longa): Pinóchio, de Guillermo Del Toro

Melhor Animação (curta): The Windshield Wiper, de Alberto Mielgo

Melhor Trilha Sonora: Ennio Morricone (Ennio, O Maestro)

Melhores Efeitos Especiais: Lazaro Cervantes, Salvador Servin, Alejandro Vazquez e Karen Vazquez (Bardo, Falsa Crônica de Algumas Verdades)

Melhor Documentário (longa): Ennio, O Maestro, de Giuseppe Tornatore

Melhor Direção de Arte: Benedetta, Drive My Car, Titane e Revolta, Rebelião, Revolução

Melhor Canção Original: Hold My Hand (Top Gun Maverick) e Doja Cat (Elvis)

Melhor Som: Marco Alice, James Austin, David Betancourt (e outros) (Top Gun Maverick)

Melhor Cabelo e Maquiagem: Tanja Adams e Charlotte Alpert (e outros) (Spencer)