Com o objetivo de consolidar e dar visibilidade à rica história e à produção contemporânea do cinema no Pará, os críticos, professores e pesquisadores Marco Antonio Moreira e Luzia Miranda Álvares fundaram a Academia Paraense de Cinema que nasce com o objetivo de promover, apoiar e articular estudos e ações práticas para colaborar com o desenvolvimento do audiovisual na região amazônica.
O patrono da Academia Paraense de Cinema será o crítico de cinema, pesquisador e cineclubista Pedro Veriano que, no dia 9 de agosto deste ano, completaria 89 anos. A divulgação da criação da Academia Paraense de Cinema no dia 9 de agosto é uma homenagem a este mestre do cinema paraense.
Diretrizes e Apresentação da Academia
As diretrizes da Academia incluem a valorização e preservação da memória do cinema paraense, apoio a projetos de restauração de filmes e materiais históricos, criar prêmios e selos de qualidade que destaquem cineastas, profissionais técnicos e filmes de relevância artística e social e ampliar o acesso do público ao cinema paraense. Outras diretrizes serão elaboradas nos próximos meses.
Os membros da Academia Paraense de Cinema serão indicados por meio de uma comissão que convidará profissionais de diversos segmentos vinculados ao cinema e audiovisual paraense.
A Academia Paraense de Cinema será oficialmente apresentada ao público em local que ainda será definido, no dia 1 de novembro de 2025, data que se celebraram os 58 anos de fundação do Cineclube da Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA).