Aila Beatriz
O grupo musical ABBA The Show se apresenta em Belém esta noite, no Hangar – Centro de Convenções do Pará, como atração principal da comemoração do aniversário de 10 anos da festa “Hot Classics”, derivada do programa homônimo da rádio Diário FM, do Grupo RBA.
Com um som característico que mistura disco, rock e pop, a banda sueca ABBA conquistou milhares de fãs na década de 1970. O grupo fez tanto sucesso que, mesmo 50 anos depois, músicas como “Dancing Queen” e “Mamma Mia” – que inspirou até musical e filme – continuam encantando admiradores pelo mundo todo.
A banda sueca está entre os maiores “hitmakers” da indústria musical. O grupo foi criado em 1970 pelos cantores Agnetha Fältskog, Björn Ulvaeus, Benny Andersson, e Anni-Frid Lyngstad (cujas iniciais formaram o nome da banda). Com letras românticas e som dançante, o sucesso nas paradas de músicas foi imediato.
No entanto, o grupo encerrou as atividades na década de 1990 e parou de fazer shows. Em 2021, eles lançaram “Voyage”, o primeiro álbum em 40 anos, e um show com ajuda de holografias. Mas não voltaram de fato novamente aos palcos. Por isso, uma nova formação surgiu para continuar a divulgar o legado da banda original: o ABBA The Show.
A formação conta com os artistas Camila Dahlin, Katja Nord, Matthew Freeman e Uffe Anderson, músico que acompanhou o quarteto original. Juntos há 20 anos, o grupo leva o som do ABBA para os quatro cantos do mundo.
A vocalista da banda, Camila Dahlin, conversou com o DOL e falou sobre a expectativa para cantar novamente ao vivo após a pandemia da covid-19 e por estar em Belém. “Estamos muito felizes em reencontrar nosso público! Sabemos que este período afetou a todos ao redor do mundo. Sabemos que estamos bem pertinho do Amazonas e que tem o famoso açaí aqui. Também gostamos do clima quente, pois faz bastante frio em nosso país, a Suécia”, comemorou a artista.
Apesar de não ser a formação inicial, o ABBA The Show tem a autorização do grupo original. Além disso, Camila contou que todos da banda se esforçam para entregar para o público o melhor espetáculo possível.
“Nosso objetivo é sempre fazer com que o público sinta que vê o grupo real. Isso está sempre em nossas mentes. Nossas vozes são semelhantes às do ABBA e temos sido muito exigentes para tocar e cantar tudo exatamente como o ABBA faz em suas gravações”, ressaltou. “Isso nos faz soar mais como o ABBA do que eles mesmos quando faziam nos shows”, brincou a cantora.
Belém será o primeiro palco dos 11 shows que o grupo fará este mês pelo Brasil. O grupo irá se apresentar com músicos da Orquestra Sinfônica Nacional de Londres, regida pelo maestro Matthew Freeman. “Obtemos energia do público. Nós realmente amamos a música do ABBA”, ressaltou Camila.
O ABBA The Show é uma das responsáveis por manter o legado do grupo original e atrair mais fãs. A cantora destacou que eles levam muitos elementos da formação inicial, incluindo músicos, guitarras e qualidade. Com isso, o espetáculo é garantido. “[Trabalhamos] para que o público tenha a sensação de ver o Abba ao vivo no palco novamente. Mesmo que não seja. É um show de homenagem, mas com altíssima qualidade. Temos o guitarrista original de ABBAs conosco no palco, o que o torna ainda melhor e mais autêntico”, finalizou Camila Dahlin.