REFERÊNCIA NA ARTE URBANA

A música paraense perde DJ Morcegão, referência da periferia

A música paraense foi surpreendida com uma notícia triste nesta segunda-feira (28). Faleceu, em Belém, o DJ Morcegão

A música paraense foi surpreendida com uma notícia triste nesta segunda-feira (28). Faleceu, em Belém, o DJ Morcegão
A música paraense foi surpreendida com uma notícia triste nesta segunda-feira (28). Faleceu, em Belém, o DJ Morcegão

A música paraense foi surpreendida com uma notícia triste nesta segunda-feira (28). Faleceu, em Belém, o DJ Morcegão, uma das figuras mais importantes da história do hip-hop na região Norte. A informação foi confirmada pela rapper Bruna BG, que se despediu do amigo e parceiro musical nas redes sociais.

“Hoje, meu coração toca o silêncio. Meu amigo, meu parceiro de estrada, o Morcegão se foi. Morcegão não era só um DJ, era parte da fundação do hip hop de Belém. Um dos primeiros a fazer a gente acreditar que dava, sim, pra sonhar com arte nessa cidade. Foi uma honra dividir o palco com você, batidas e conversas. Sempre ali, fiel ao movimento, generoso com a caminhada de todo mundo”, escreveu a artista.

DJ Morcegão, cujo nome era Gilmar Rodrigues, fez parte do primeiro grupo de rap de Belém, o M.B.G.C., e foi uma referência na arte urbana, contribuindo de forma decisiva para o crescimento do movimento na capital e na região metropolitana. Seu trabalho se destacou não apenas pela música, mas também pelo compromisso com pautas sociais e com a valorização da cultura periférica.

Nas redes sociais, fãs, amigos e coletivos culturais prestaram homenagens. No X (antigo Twitter), um seguidor escreveu: “Esteja em paz, DJ Morcegão, precursor e figura importante pro hip-hop do Norte e Nordeste. Meus sentimentos aos familiares e amigos.” Outro relembrou sua importância pessoal: “Hoje partiu um DJ que me apresentou muito do que sei sobre música black, hip-hop e cultura negra e periférica. Valeu, Morcegão!”

O artista havia sofrido um AVC em maio deste ano, durante o tratamento contra um câncer. A causa oficial da morte, no entanto, não foi divulgada. O velório ocorreu na tarde desta segunda-feira, e o sepultamento está marcado para terça-feira (29), no município de Marituba.

A página do espaço cultural Vila Container também se pronunciou:
“Sua batalha pela vida foi admirável, assim como sua paixão pela música. Seu talento permanecerá vivo nas memórias de todos que tiveram a oportunidade de conhecê-lo. Nos solidarizamos com familiares, amigos e parceiros neste momento de dor e despedida. Que tua arte e tua história sigam inspirando, Morcegão. Só temos a te agradecer. Nossas pistas nunca mais serão as mesmas sem você.”

Já o festival Soul Power Fest, que contou com a presença do DJ em sua primeira edição, destacou sua contribuição para a cultura local:
“Sua confiança e acreditar na importância de fortalecer a cultura local, dentro do município de Marituba, foram essenciais. A perda de um artista tão dedicado e de uma figura tão emblemática representa não só a ausência de um talento, mas também nos lembra da urgência de uma saúde de qualidade para todos. Cultura, resistência e vida devem caminhar juntas.”

DJ Morcegão deixa um legado de resistência, criatividade e identidade cultural para a cena musical paraense e para o hip-hop brasileiro.