A espera chegou ao fim. A estrela internacional Mariah Carey já está em Belém, capital do Pará. A diva do pop aterrissou na noite desta segunda-feira (15) para participar do especial de TV “Amazônia Live – Hoje e Sempre”, que será realizado no próximo dia 17 de setembro em um palco flutuante no rio Guamá, no coração da Amazônia.
O espetáculo, que une música e ativismo ambiental, reunirá quatro gerações da música paraense: Dona Onete, Joelma, Gaby Amarantos e Zaynara. Com o objetivo de chamar atenção para a importância da preservação da floresta e de seus povos, o evento faz parte do movimento Amazônia Live – Hoje e Sempre, uma iniciativa do Rock in Rio e The Town, com patrocínio principal da Vale.
Palco em forma de vitória-régia será o centro do espetáculo
O show acontecerá em um palco flutuante com formato de vitória-régia, já instalado sobre as águas do rio Guamá. A estrutura impressiona: são 13,2 toneladas, sendo 10 toneladas apenas da flor central, além de equipamentos técnicos e elementos cenográficos. Construído com materiais de baixo impacto ambiental, o palco utiliza metalon revestido com tecido, permitindo reaproveitamento após o evento.
Símbolo para o Brasil e o mundo
Para Roberta Medina, vice-presidente de reputação de marca da Rock World, produtora do Rock in Rio, The Town e do Lollapalooza Brasil, o evento carrega um valor simbólico incomparável.
“Vamos levar Mariah Carey para o meio da Amazônia. Uma das maiores artistas internacionais em um palco no rio — só isso já é uma imagem que diz muita coisa. É por isso que estamos fazendo esse especial de TV: para mostrar ao mundo a importância de proteger essa floresta em pé”, afirmou.
Mais que um show: um movimento em defesa da floresta
Além do espetáculo no rio, o projeto realiza um show gratuito com Ivete Sangalo no estádio Mangueirão, também em Belém. A ação busca amplificar a mensagem de preservação da Amazônia para todo o país e para o mundo, em um momento estratégico: a região receberá, em 2025, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30).
O Amazônia Live – Hoje e Sempre também tem um compromisso concreto com a região. Por meio de edital, o projeto selecionou seis iniciativas de organizações sem fins lucrativos que atuam com bioeconomia, povos da floresta e empreendedorismo, na Região Metropolitana de Belém. Cada uma receberá parte de um fundo de R$ 2 milhões, além de suporte técnico para desenvolver suas ações.
Com apoio da Gerdau, Heineken e Banco da Amazônia, e parceria de conteúdo com TV Globo, O Globo e Folha de S.Paulo, o projeto reforça a necessidade de preservação da floresta e a importância do protagonismo das populações amazônicas na construção de um futuro mais sustentável.