Você

A Disputa pela Palma de Ouro vai ganhando definição

Oitavo dia de Festival, uma semana de exibição de filmes na mostra competitiva de longas (ou feature movies) e a disputa pelos principais prêmios em Cannes

Foto: Divulgação / Festival de Cannes
Foto: Divulgação / Festival de Cannes

Oitavo dia de Festival, uma semana de exibição de filmes na mostra competitiva de longas (ou feature movies) e a disputa pelos principais prêmios em Cannes – a saber, melhor interpretação masculina, melhor interpretação masculina, melhor roteiro, melhor direção, Prêmio do Júri, Grand Prix e a Palma de Ouro – começa a ganhar contornos definitivos.

O Agente Secreto, com a nota de 2.8 no júri grid divulgado pela Screen Magazine, segue cotado mas agora tem a companhia, além de It Was Just An Accident e Sound of Falling, de Romería e Sentimental Value. O primeiro, exibido na tarde do dia 21, é um coming of Age dirigido por Carla Simón, cineasta catalã que veio grávida até a Croisette apresentar a obra familiar, sobre uma jovem que busca se conectar com a família paterna e desvendar um mistério do passado. Os laços familiares e a figura masculina também circundam a narrativa de Alpha, novo filme da ganhadora da Palma de Ouro Julia Ducournau, que pelas reações bem impávidas da crítica e do público, não deve repetir o feito de Titane. Simón, ganhadora de um Urso de Ouro em Berlim (Alcarrás, 2022) enfrentará a concorrência de Kleber Mendonça Filho e do sueco Joachim Trier, de volta à Cannes após revelar ao mundo a estrela Renata Reinsve e emplacar 4 indicações ao Oscar com A Pior Pessoa do Mundo, recebeu aclamação já na madrugada do dia 22 por Sentimental Value. O filme, estrelado por Reinsve, Elle Fanning e o (apenas espetacular no papel) Stellan Skarsgard, é um drama metalinguístico sobre o amor ao cinema, à família e a família do cinema e motivou 19 minutos de palmas, segundo o “palmômetro” do Festival de Cannes, se tornando um dos filmes mais ovacionados da história do Palais, ficando atrás de O Labirinto do Fauno de Del Toro, com seus inacreditáveis 22 minutos de palmas em 2006.

Repercussão e Distribuição

Importando ou não para impressionar o Júri Oficial desta edição número 78, liderado pela atriz Juliette Binoche, as palmas trazem notícias animadoras para Trier e seu Sentimental Value, que será distribuído mundialmente pela cultuada Mubi em parceria com a Neon. A segunda é atualmente a produtora/estúdio que detém cinco Palmas de Ouro consecutivas, e, olhem só, anunciou também nesta data, que comprou O Agente Secreto e fará a distribuição internacional do filme brasileiro.

*Texto de Lorenna Montenegro – Direto de Cannes, França