CENTRO DO RIO DE JANEIRO

5ª edição do Festival TOCA tem programação gratuita sobre a Amazônia

A programação inclui ainda apresentações de nomes como Rita Benneditto, Djuena Tikuna, Suraras do Tapajós, Nilson Chaves e o grupo Afroribeirinhos.

Entre os dias 14 e 17 de agosto, evento cultural aterrissa no Centro do Rio com shows, debates, intervenções e muito mais
Entre os dias 14 e 17 de agosto, evento cultural aterrissa no Centro do Rio com shows, debates, intervenções e muito mais

Entre os dias 14 e 17 de agosto, o Festival TOCA 2025 ocupará espaços icônicos do Centro do Rio — como a Praça Mauá, o MAR e o CCBB — com programação gratuita voltada à valorização da cultura amazônica brasileira. Com shows, debates, cinema e intervenções artísticas, o evento homenageia a riqueza cultural da região e traz como destaque a cantora Gaby Amarantos, headliner desta edição.

A proposta do festival é promover experiências culturais diversas, com atividades simultâneas ao longo dos quatro dias, sempre das 10h às 23h. A programação inclui ainda apresentações de nomes como Rita Benneditto, Djuena Tikuna, Suraras do Tapajós, Nilson Chaves e o grupo Afroribeirinhos.

Destaques da Programação do Festival TOCA

Além dos shows, o TOCA de Ideias reunirá oito mesas de conversa sobre diversidade cultural, economia criativa e sustentabilidade no setor musical. Já o Cinema TOCA exibirá seis filmes com curadoria do Festival In-Edit Brasil, abordando temas como o protagonismo feminino e a música amazônica.

A iniciativa também contempla o Prêmio TOCA, que irá distribuir R$ 29 mil em premiações para as melhores canções inéditas, incluindo uma categoria especial que homenageia o compositor paraense Nilson Chaves.

Realização e Apoio

O festival é realizado pela Sarau Cultura Brasileira e pelo Instituto Ato, com apoio da Prefeitura do Rio e patrocínio da Transpetro, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A expectativa é repetir o impacto social das edições anteriores, que já alcançaram mais de meio milhão de pessoas.