Neste sábado, 25, os músicos Erik Lopes, Mainumy e Jimmy Góes estarão no palco da loja Discosaoleo (Tv. Campos Sales, 628 – Campina) apresentando, pela primeira vez ao vivo as músicas que integram o projeto “30por3”. O show começa às 16h30 e marca o lançamento do registro em fitas cassete do trabalho que chegou às plataformas digitais no início de novembro.
Criado em parceria pelos produtores Leo Bitar e Ana Clara, o “30por3” buscou artistas paraenses de diferentes abordagens musicais, mas que se conectam pela maturidade e vanguardismo de seus trabalhos, para estarem juntos em uma coletânea de 30 minutos, cada um com dez minutos de música.
Os escolhidos para o trabalho, Mainumy, Jimmy Góes e Erik Lopes são artistas independentes com mais de dez anos de produção na cena paraense. “Eu vejo que esse convite é também uma supercelebração do quanto a minha carreira está conectada com a Discosaoleo”, diz o músico Erik Lopes, em referência à loja de vinis e também selo comandados por Leo Bitar.
Tanto ele quanto Jimmy e Mainumy acreditam que o convite para integrar o “30por3” é um reconhecimento para seus trabalhos. “A gente vai fazendo as coisas e vai colhendo os frutos”, acredita Jimmy. “Também é uma surpresa, pois temos diversos artistas potentes na nossa cena autoral, e eu me sinto muito honrada de ser chamada para participar desse projeto que só tende a crescer”, diz a cantora.
Inicialmente foram produzidas 50 unidades numeradas da fita cassete e os 10 primeiros compradores também recebem um pôster. Além das fitas que serão vendidas, com valor abaixo do praticado no mercado, outras 30 unidades serão distribuídas gratuitamente para artistas, instituições e acervos.
CONHEÇA OS ARTISTAS DE 30POR3
Erik Lopes
Erik Lopes é multi-instrumentista com 17 anos de atuação. Tem carreira solo em música experimental e já atuou nas bandas Stigma (baixo), Naticongo (baixo e composição) e Aeroplano (guitarra, composição e produção), com a qual gravou os álbuns “Ditadura da Felicidade” (2014) e “Animal Sensacional” (2017). Ele também fundou a one man band instrumental A Trip To Forget Someone, que lançou um álbum homônimo (2012) e o EP “Sobre o Lugar de Alguém” (2017), trilha sonora para vídeo do artista Alberto Bitar, exposto na X Bienal do Mercosul (2015). Erik trabalha ainda como produtor cultural e diretor audiovisual desde 2011, com destaque para a direção do documentário Rádio 2000 (2012) e do curta-metragem de ficção Toura (2016), além da produção executiva dos festivais independentes Festiverde (2021) e Festiva (2021).
Jimmy Góes
Desde pequeno, Jimmy Góes cultivou o interesse pela música. Filho do compositor e produtor musical Tonny Brasil, Jimmy é multi-instrumentista e tem referências plurais, que já passaram pelo hardcore da banda Rockslide, o indie rock da Barão Geraldo, o reggae de Juca Culatra e a música caribenha de A República Imperial. O artista tem experiência em direção musical e na criação de trilhas sonoras para espetáculos, em trabalhos com a Trupe Periféricos (entre 2014 e 2016) e o grupo Imundas de teatro (2017 e 2018). Jimmy é também um compositor prolífico, com músicas no álbum da banda autoral Enfim Nós, lançado em 2018, e no projeto Urubu Pavão, além de apresentações solo que começou a fazer nos últimos anos.
Mainumy
Mainumy é beija flô de Mãe Preta, filha de Mãe Preta e Pai Seu Sete, mensageira xamã da espiritualidade cantada. Amazônida, belenense, 26 anos. É cantora, compositora, instrumentista e também preparadora vocal e professora de canto, com formação Técnica em Canto Popular (2018) e Especialização Técnica em Canto Popular (2019) na EMUFPA (UFPA). Começou a carreira em 2012 com a banda Feira Equatorial, que lançou o EP “Paná” (2017) e o álbum “O Caminho da Anta” (2018). Também lançou junto com Leonardo Venturieri o EP Solmestre (2020), além de já ter participado em projetos de diferentes artistas, e vem parindo no seu processo criativo, o lançamento de seu primeiro trabalho solo autoral.