O filme estreia no próximo dia 20 e não se fala em outra coisa no mundo digital. Enquanto aguardamos o lançamento, analisei as estratégias de marketing que transformaram o longa em um dos assuntos mais importantes do ano. Quem também não vê a hora de assistir?
Mistério
Barbie é um dos assuntos mais comentados do momento, porém, você realmente sabe do que se trata o filme? Apesar de terem sido lançados trailers, o plot da trama não foi totalmente revelado, criando espaço para teorias e para aumentar a expectativa do público.
Cultura Pop
Além dos protagonistas serem vividos por Margot Robbie e Ryan Gosling, dois dos maiores nomes de Hollywood do momento, o elenco é cheio de estrelas. Quer exemplos? Dua Lipa, Issa Era, America Ferrera, Emma Mackey, Michael Cera, entre outros. Além disso, a trilha sonora conta com nomes como Lizzo, Charlie XCX e NickiMinaj.
Mundo real
Quase toda menina já sonhou em ser a Barbie e o filme está tornando isso quase possível. No anúncio do elenco, foi lançado um hotsite que insere as nossas fotos nos pôsteres oficiais. Dias atrás, o Airbnb colocou para locação a casa da Barbie, em Malibú, onde Ken, o boy da loira, é o anfitrião. Esse tipo de estratégia cria uma conexão emocional com os consumidores e mantém a marca no centro das atenções.
Mundo de boneca
Se tem uma coisa que a marca Barbie soube trabalhar desde os seus primórdios foi a identidade visual, com cor e fonte de letra únicas. Uma prova disso é o outdoor que foi feito, sem nenhuma informação. E, desde o anúncio do filme, o barbiecore tomou conta da moda e da cultura pop – acho até que está tendo escassez de tinta rosa no mundo!
Capa de revista
A Vogue América e a Time, duas das principais publicações do mundo, colocaram o elenco do filme em suas capas. Além disso, há uma infinidade de produtos licenciados e inspirados na estrela que estão sendo lançados por marcas como GAP, Piccadilly, Alexandre Pavão, Superga, Primax… Sem falar, é claro, das bonecas Mattel inspiradas nos atores do filme. É como diria a música: “Life in plastic is fantastic!”. Aguardemos então para conferir como é a vida cor de rosa desta mega estrela de plástico!
Por Ana Paula Sampaio
Foto:(Barbie/Waner/Reprodução/YouTube)