Atualidades

Suplementação de ômega 3

Capsule, Human Hand, Medicine, Single Object, Nutritional Supplement
Capsule, Human Hand, Medicine, Single Object, Nutritional Supplement

O que é ômega 3?

Os ácidos graxos ômega 3 são ácidos carboxílicos poliinsaturados, em que a dupla ligação está no terceiro carbono a partir da extremidade oposta à carboxila. São chamados de “essenciais” porque não podem ser sintetizados pelo corpo e devem ser consumidos sob a forma de gorduras.

Melhora a hipertrofia?

No ganho de massa muscular os estudos com de ômega 3 ainda carecem de mais estudos para avaliar sua eficácia e eficiência. Entretanto, é especulada a teoria na qual tal suplementação pode ser benéfica, visto que o ômega 3 pode aumentar a fosforilação de sinais anabólicos no músculo durante a ação da insulina e aminoácidos e/ou talvez uma melhora na sinalização da mTOR e logo, uma possibilidade do aumento na síntese proteica. Além disso, se mostrou eficaz na prevenção de perda de massa muscular, que é um fator primordial em aumentar o tecido muscular, em porquinhos-da-índia. Apesar de ainda não ser um dado concreto, o estudo realizado por Smith et al. (2011), mostrou que a suplementação pode ser um aliado ao tecido muscular esquelético.

Ômega 3 x covid-19

Os estudos mostram que este nutriente pode produzir um efeito sensibilizador nas vias de sinalização molecular, efeitos anti-inflamatórios e propriedades imunomoduladoras. Entretanto, um recente estudo de Doaei e colaboradores (2021) encontrou melhoras, porém não conclusivas, considerando-os que ainda são dados iniciais e mais ensaios clínicos são necessários com diferentes dosagens, maior duração e com uma amostra maior para confirmar sua eficácia e eficiência.

O consumo regular de ácidos graxos ômega 3 beneficia o perfil lipídico sanguíneo, reduz o risco de comprometimento cognitivo e de doenças cardiovasculares. Os mecanismos de proteção dos ácidos graxos ômega 3 contra doenças cardiovasculares está na inibição do crescimento de placas ateroscleróticas, no aumento da complacência arterial e no estímulo de óxido nítrico derivado do endotélio, que facilita a perfusão do miocárdio.

Colaboraçação: Adriane de Almeida Alves (@adrianealvesnutri), Enzo Chen Alba e Giovana Oliveira Lima Santos (@giolsantoos), Discentes Pós-graduação na USP.