Quando o assunto é chocolate; ou ama, ou odeia. Nossa coluna respeita a individualidade, mas como chocolatier prefiro amar os bons chocolates e ajudar você nas harmonizações com vinhos.
Uma das dicas mais eficazes para essa harmonização é que se comece escolhendo um chocolate que tenha entre 50% e 70% de cacau. Ou seja, um chocolate com menos açúcar e gordura. Depois, o vinho tem de reunir as seguintes qualidades: ser encorpado, tinto, de sobremesa, com açúcar residual elevado, aromático (aroma forte) e complexo.
Para facilitar um pouco mais, algumas opções que combinarão bem com chocolates. O primeiro na lista é o Kauzo Malbec. É um vinho tinto de uvas iguais com sabores distintos por serem de terroirs diferentes. Tem aromas de frutas vermelhas e frutas frescas. Na boca seu gosto é doce, com taninos suaves e redondos, característicos da fruta. Final longo, elegante e persistente.
Feche com o Malacara Malbec – Tem cor intensa e brilhante. Aromas adocicados, que remetem à cereja e ameixa, com leves notas de framboesa. É um vinho potente na boca, denso e bem estruturado, com taninos e acidez presentes, porém equilibrados.
Aproveite celebre a Páscoa na paz e com estilo. Boa Páscoa!!!
Ouça os podcast Na Taça com Fábio Sicília:
– Coluna ‘Na Taça’ destaca cuidados sobre a origem dos vinhos
– DOLCast: O fantástico óleo de Patauá, o azeite amazônico
– Cumaru, a “baunilha brasileira”, ganha destaque na Europa
Fábio Sicília ensina harmonizações de chocolates e cafés: