Com a crescente busca por experiências gastronômicas inusitadas, o mercado de sorvetes no Brasil tem investido fortemente em sabores exóticos e inovadores, acompanhando tendências globais e regionais. Personalidades como Dua Lipa, que experimentam combinações inusitadas, refletem essa ousadia, agora presente também nas sorveterias brasileiras.
“Acompanhamos tendências que vão desde sabores regionais, como tapioca com carne seca, até opções mais sofisticadas, como o sorvete de pistache, em alta tanto na Itália quanto no Brasil,” afirma Kerley Torres, diretora adjunta e Coordenadora Cotar da ABRASORVETE. Ela destaca ainda o uso crescente de frutas tipicamente brasileiras, como cajá e açaí, e produtos alcoólicos, como sorvetes de caipirinha e Amarula.
Entre as tendências de destaque, estão as criações que misturam ingredientes tradicionais e ousados, como sorvete de pipoca e combinações gourmet como ninho com Nutella. O mercado também aposta em nichos específicos, com produtos voltados para crianças, feitos com frutas e água de coco, além de uma linha de sorvetes para pets.
Os números reforçam esse movimento: o setor cresceu 22,4% no segundo semestre de 2023. Mesmo no inverno de 2024, o crescimento foi de 5% em relação ao ano anterior, com previsão de alta adicional nas estações mais quentes. Exemplos de inovação incluem a linha “Mineirices”, da Gellak, e os picolés agroecológicos voltados para a saúde infantil da YBARÉ.
A inovação e a adaptação às preferências dos consumidores estão moldando o futuro do mercado de sorvetes, com grandes expectativas para 2025. Temos porta-vozes disponíveis para entrevistas sobre essas tendências.
Sobre a ABRASORVETE
A ABRASORVETE (Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis) foi fundada em 2020 e é hoje a voz oficial do mercado de sorvetes no Brasil. Por sua representatividade nacional, tornou-se referência na consolidação de dados e informações do setor, posicionando-se como uma entidade que entende as necessidades e potencialidades dos empresários para, através da comunicação, união e cooperatividade, estar presente e atuante na defesa dos interesses de todos os atores da cadeia produtiva do sorvete e outros gelados comestíveis. Dentre os quatro principais objetivos da ABRASORVETE estão: 1) Redução da carga tributária de toda cadeia produtiva; 2) Elevação do consumo per capita de sorvetes no Brasil com projetos como a Campanha 50 em 10, lançada em 2023, cujo objetivo é ampliar em 50% o consumo do sorvete em 10 anos; 3) Valorização do produto e da indústria brasileira de sorvetes e 4) Fortalecimento e representatividade devida ao setor junto às autoridades e órgãos competentes. Saiba mais em @abrasorveteoficial.