A riqueza e diversidade gastronômica da região Norte serão as grandes homenageadas do festival.
Entre os dias 1º e 31 de agosto, a cidade de Belém será palco da 1ª edição da Restaurant Week, que neste ano tem como tema “Uma homenagem à região Norte do Brasil: Riqueza e Diversidade”. O festival convida chefs e restaurantes locais a explorarem ingredientes nativos emblemáticos da Amazônia, como tucupi, bacuri, açaí, guaraná, mandioca, jambu e peixes de água doce, em menus especialmente criados para valorizar a biodiversidade e os sabores únicos da cultura regional.
Em um ano marcado pela realização da COP-30, o evento ganha ainda mais significado. “Decidimos homenagear a região Norte para incentivar a produção sustentável e a preservação dos ecossistemas amazônicos, além de fomentar a troca de conhecimento e inovação nos polos gastronômicos onde atuamos”, destaca Fernando Reis, idealizador da Brasil Restaurant Week.
Durante o festival, os chefs serão desafiados a criar menus completos em três etapas — entrada, prato principal e sobremesa — a preços fixos em três categorias (tradicional, plus e premium) com valores que variam de R$59,90 a R$115,00 no almoço e/ou no jantar, estimulando a criatividade e a renovação da gastronomia local.
Os restaurantes que estão participando na categoria tradicional oferecem menus completos a R$59,90 no almoço e R$ 74,90 no jantar. Já os que optaram por trabalhar com o menu plus estão com almoço a R$ 73,90 e jantar a R$ 94,90. E as casas que disponibilizam o menu premium no festival servem o almoço por R$ 95,00 e o jantar por R$ 115,00.
Compromisso social
Além de valorizar a cultura regional, a Restaurant Week reafirma seu compromisso social: a cada menu vendido, R$ 2 serão destinados para o Instituto Ronald McDonald, instituição que acolhe crianças e adolescentes gratuitamente de 01 a 19 anos, que vem do interior do estado e de estados vizinhos para tratamento oncológico em Belém.
“Transformar um almoço ou jantar em um gesto de solidariedade é a essência dessa parceria. Para as famílias que chegam a Belém em busca de tratamento, a Casa Ronald é um porto seguro. Esse apoio, que começa com um prato servido nos restaurantes, pode significar mais dignidade, acolhimento e esperança no momento mais difícil de suas vidas”, afirma Bianca Provedel, CEO do Instituto Ronald McDonald.
Experiências memoráveis
O festival reúne os melhores restaurantes da cidade, oferecendo menus completos com entrada, prato principal e sobremesa a preços acessíveis. O público terá a oportunidade de experimentar pratos exclusivos, criados por chefs renomados. São eles: Amazônia na Cuia; Brasileirinho; Cambuci Restaurante; Casa do Saulo Onze Janelas; Casa Igá; Celeste; Com´É?! Ristorante; Grand Cru; Hun Caboco; Igará Cozinha Regional; Manjar das Garças; Pizza do Fábio Umarizal; Restô da Villa Prime; Ryori; Santa Chicória; Santa Grelha; The Premium Steaks; Tipiti – Peixaria e Restaurante; e Ver-O-Pesinho. Em Belém, o festival conta com apoiadores de peso como a Coca-Cola Zero Açúcar e BMG Foods, responsáveis pela harmonização; Gold Beef; Unama; WE OOH e Gira – Catraca Livre.
Para a edição de Belém, a BMG Foods, por exemplo, preparou uma ativação especial de venda de produtos com valor diferenciado às casas participantes. “Belém é uma região muito importante para a expansão da BMG Foods pois é populosa, com gastronomia diferenciada e turismo potente. O objetivo é se apresentar ao mercado por meio de receitas criativas elaboradas pelos chefs dos restaurantes participantes e mostrar a qualidade dos nossos cortes. Chegamos para fazer diferente atendendo o varejo e o foodservice com qualidade e pontualidade”, destaca Ricardo Rinaldo, head de marketing do grupo.
Já a Solar Coca-Cola, que estreia como patrocinadora da RW, por meio da marca Coca-Cola, comemora a participação no evento. “Estamos muito felizes em participar da Restaurant Week, que é uma referência de festival gastronômico em todo o país. Participar deste evento faz todo o sentido para a Solar, pois queremos proporcionar experiências únicas com Coca-Cola, oferecendo a bebida perfeita para acompanhar cada refeição durante o evento”, destaca Patricia Moraes, gerente de Marketing da Solar Coca-Cola.
Outro apoio importante desta edição será a parceria com o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), responsável no Brasil pelo licenciamento musical para todos os estabelecimentos comerciais que utilizam música em seus negócios.
“A Restaurant Week é um festival de expressão nacional e vamos participar pela primeira vez do evento. Essa parceria é fundamental para o nosso objetivo, que é reforçar a importância da música nos estabelecimentos e conscientizar sobre o pagamento dos direitos autorais. Esse trabalho vai fortalecer o diálogo com o setor gastronômico e valorizar os profissionais da música”, disse Nereu Silveira, gerente do Ecad que atende o estado do Pará.
Presente em mais de 20 cidades brasileiras há 18 anos, a Brasil Restaurant Week é reconhecida como um dos principais festivais gastronômicos do mundo, democratizando o acesso à alta gastronomia e aquecendo o mercado em períodos de menor movimento. Em Belém, o festival representa uma oportunidade única para valorizar os sabores da Amazônia e fortalecer a cena gastronômica local.
Conheça todos os restaurantes participantes e menus, acesse: www.restaurantweek.com.br I @restaurantweekbrasil e fique por dentro de tudo que vai rolar!
Serviço
Restaurant Week Belém
Data: 1º a 31 de agosto
Participantes: Amazônia na Cuia; Brasileirinho; Cambuci Restaurante; Casa do Saulo Onze Janelas; Casa Igá; Celeste; Com´É?! Ristorante; Grand Cru; Hun Caboco; Igará Cozinha Regional; Manjar das Garças; Pizza do Fábio Umarizal; Restô da Villa Prime; Ryori; Santa Chicória; Santa Grelha; The Premium Steaks; Tipiti – Peixaria e Restaurante; e Ver-O-Pesinho.