O Brasil está na contramão do mercado mundial em relação ao consumo de vinhos. Esse índice vem caindo na maioria dos outros países. Enquanto isso, o consumo médio per capita entre os brasileiros saiu de 1,8 litro em 2019 para 2,7 em 2022. E a tendência é permanecer crescendo.
Os dados são da consultoria IWSR, especializada no mercado de bebidas, e foram divulgados este ano. A procura maior continua sendo por importados. Dentre eles, os chilenos, argentinos e portugueses são os mais consumidos, nessa ordem. Entretanto, o consumo do produto nacional tem crescido. E não apenas pelo preço mais em conta. Também tem conquistado o consumidor pelo investimento da indústria nacional em qualidade e inovações.
O Pará está dentro desta tendência nacional. “Nos últimos anos, a procura por vinhos, principalmente por vinhos brasileiros, vem crescendo em Belém. Também seguindo a tendência do mercado brasileiro. O brasileiro e o paraense estão mais propensos a experimentar e até aprender mais sobre vinhos. O Brasil vem se destacando na produção qualitativa de vinhos tranquilos e espumantes , ano após ano”, explica o sommelier Pablo Perini, que é diretor de marketing da vinícola gaúcha Casa Perini. Especificamente, os “vinhos tranquilos” são aqueles feitos a partir de fermentação natural. Consequentemente, eles não têm gás carbônico nem recebem álcool ou açúcar extra durante o processo.
Sommelier faz palestra sobre vinhos em Belém
Pablo Perini estará em Belém no final de novembro, quando participa de dois eventos. O primeiro é a confraria do Conjove-Conselho de Jovens Empresários da Associação Comercial do Pará-ACP. Por essa parceria, ele irá palestrar para os associados e convidados, no restaurante Ballacoolbar, no próximo dia 28. Em seguida, no dia 29, o sommelier estará presente no restaurante Mokae. É lá onde finalmente vai orientar um jantar guiado em cinco tempos.
“Atrelado à gastronomia rica da região, podemos dizer que há bastante interesse em não só beber, mas também em aprender um pouco mais sobre vinhos”
Na ocasião, Perini vai dar orientações sobre harmonização com pratos amazônicos. “Em Belém, nossos clientes e consumidores reconhecem o excelente trabalho que estamos desenvolvendo dia a dia. Atrelado à gastronomia rica da região, podemos dizer que há bastante interesse em não só beber, mas também em aprender um pouco mais sobre vinhos”, explica Perini.
Experiência de harmonizar vinhos com gastronomia regional
Sobretudo, o jantar harmonizado foi pensado e preparado para os clientes e consumidores que buscam uma experiência entre a culinária amazônida com espumantes brasileiros. Segundo o sommelier, o espumante brasileiro é um produto que vem tendo o devido reconhecimento mundial recentemente. “A Casa Perini tem a sua parcela de contribuição para esse feito. Em 2017, fomos avaliados pela WAWWJ (Associação Mundial de Escritores e Jornalistas de Vinhos e Destilados) e nosso espumante Moscatel foi premiado como quinto melhor vinho do mundo (lista dos melhores vinhos de 2017,WRW&S – World Ranking of Wines & Spirits). Então, idealizamos um jantar com o que temos de mais especial na vinícola. Vamos apresentar nossa linha Vintage. São espumantes safrados e únicos, junto com a gastronomia amazônida autoral do chef Alvino, do restaurante Mokae”, explica.
Constantemente, a busca brasileira pelo vinho passa simultaneamente pelo prato de comida. “Diria que uma das maiores curiosidades dos consumidores é entender sobre a harmonização entre vinho e comida”, confirma Perini. Portanto, ele percebe essa necessidade de se entender o que combina bem para ter uma experiência completa e prazerosa. “Em se tratando de vinho e comida, percebemos que todos querem ter experiências únicas para serem guardadas e relembradas. Em Belém, conseguiremos proporcionar um momento único aos nossos clientes e consumidores. Através do menu autoral e a degustação guiada, me farei presente esclarecendo dúvidas e contando um pouco mais sobre a linha Vintage”.
Noite Vintage
Jantar harmonizado com vinhos + gastronomia autoral chef Alvino.
Quando: 29/11, às 19h.
Onde: Restaurante Mokae (R. Alm. Wandenkolk, 575, entre Senador Lemos e Jerônimo Pimentel – Umarizal)
Inscrição: R$ 179,90, pode ser feita antecipadamente no local.
Informações: https://www.instagram.com/mokae.gastronomia/