Coluna Rejane Barros
Coluna Rejane Barros

Sabor

Coluna Rejane Barros

RODÍZIO

Coxinha, croquete, salgado, bolinho… Chamem como quiser. E o recheio também pode ser de acordo com o desejo e a imaginação de cada um. A notícia, amiguinhos, é que acaba de pintar em Belém, o primeiro rodízio de coxinha do qual se tem notícia. Égua, minha nossa senhora das calorias! Toda quarta, das 17 às 22 horas, pagando 67,90, o povo que despreza qualquer tipo de dieta pode comer à vontade salgados crocantes por fora e bem recheados com 15 sabores. Frango, camarão rosa com jambu, bacalhau, caranguejo, picado com ovo (aaaamo!), carne assada com queijo e por aí vai. Pra acompanhar, tem um festival de molhos que eu nem vou dizer. Anotem o endereço do Gostosura’s in Belém: Rua Nossa Senhora de Fátima, 195, na gastronômica Marambaia.

PARA TODAS AS IDADES

Ok que o Dia das Crianças já passou, mas nunca é tarde pra voltar à infância, e o caminho sem erro é degustar essa redonda docinha colorida, do italianíssimo Pizza do Macaco. No lugar do queijo, uma poderosa ganache de chocolate. Na cobertura, o eterno Sonho de Valsa e o modernex gringo M&M. Se joguem, bebês! O restaurante fica na Gentil, esquina da Dr. Moraes, e também tá no iFood. 

CURIOSIDADE

Sabia que o norte americano Robert Parker, um dos críticos de vinhos mais influentes do mundo, tem seu nariz e paladar segurados em 1 milhão de dólares? Ele tem uma memória degustativa e olfativa sobrenatural e consegue lembrar de um vinho que experimentou há 30 anos. Parker estima já ter provado mais de 300 mil vinhos e hoje, aos 77 anos, degusta, em média, 27 por dia. Começa com os tintos e parte para os brancos. Quem acompanha atentamente os rankings do crítico, assegura que sua preferência são os mais encorpados. Os mais suaves penam pra conseguir uma boa classificação.

MOQUECA PEGANDO FOGO!
Icoaraci segue sua tradição gastronômica procurando se transformar sempre e inovando, com receitas que incluem peixes e outros frutos do mar, característica da culinária de lá. Entre os restaurantes que fazem sucesso por causa disso e o Na Panela, que fica na Siqueira Mendes. O carro chefe é a famosa moqueca na panela de barro, acompanhada de arroz soltinho e pirão de peixe, mas o resto do cardápio é pra comer de joelhos.

CENÁRIOS DA COP

A designer de interiores e decoradora floral, Débora Goldenberg, acaba de instalar um novo setor no seu bureau de eventos: o de cenografia, com ambientações que vêm fazendo sucesso nos eventos dos governos federal e estadual pré-COP30. São lindos cenários inspirados na fauna e na flora amazônicas.

RECEITINHA DA RÊ

CUSCUZ DE MICROONDAS

INGREDIENTES

  • 1 xícara (chá) de farinha de milho flocada para cuscuz
  • 1/2 xícara (chá) de água
  • 1/2 colher bem rasa (chá) de sal
  • 1 colher (sopa) de manteiga

PREPARO

  • Numa tigela média, misture a farinha de milho com o sal e regue com a água aos poucos, mexendo com uma colher para umedecer — a textura da farinha deve ficar como a de areia molhada, bem úmida. Deixe a farinha hidratar por 10 minutos.
  • Solte o cuscuz hidratado com um garfo e nivele com a colher na tigela, mas sem compactar — assim ele fica soltinho. Tampe com um prato e leve para rodar no micro-ondas por 2 minutos.
  • Com cuidado, e usando um pano de prato, retire a tigela do micro-ondas, solte o cuscuz com um garfo e adicione a manteiga — ela vai derreter com o calor do cuscuz
  • Frita um ovinho pra acompanhar, passa um cafezinho fresco e bom apetite!

ENCARE QUE EU GARANTO     

Pra quem ainda tá até o talo de pato, maniçoba, como euzinha, a minha pedida é um bom bacalhau! Esse aqui eu jantei depois do Círio, no bistrô Assemblage. Feito à perfeição pela equipe de cozinheiros da casa, obedece a receita tradicional de Braga, cidade portuga que tem tradição no preparo do peixe mais cobiçado de todos. Ele é servido desfiado em lascas grandes, com cebola, tapenade, tomates, alho em compota e batata palha bem crocante. O azeite português entra sem dó nem piedade! Um manjar dos deuses. O restaurante fica na Braz, 50, próximo à Serzedelo. Encarem, pelo amor de Deus!  

DROPS

  • O Banpará marcou presença na concorrida Varanda de Nazaré, com um dos espaços mais visitados do evento: o Mural dos Pedidos, inspirado nos objetos que os promesseiros costumam carregar durante a procissão, em agradecimento a Nossa Senhora de Nazaré por uma graça alcançada. Um cantinho de muita devoção e fé. 
  • Será no próximo dia 25, o recital de lançamento da Companhia Amazônica de Ópera, às 20 horas e com entrada franca, no Arte Doce Hall, na Magalhães Barata. Estrelado por jovens nomes de destaque na cena lírica do Pará e do Maranhão, o espetáculo terá ao piano a talentosa Ana Maria Adade, com árias emocionantes de Puccini e Gounod. A CIAO tem a direção de Jena Vieira, professora com histórico de grande dedicação à ópera no Pará.
  • A Yoki, famosa pelas pipocas e também pela farofa tradiça, acaba de presentear o feijão e o arroz nossos de cada dia com a nova linha de farofas, a Caseiríssima. São três sabores: banana, costelinha defumada e cebola.
  • Em novembro, Belém será palco de eventos sobre vinhos, quando os fãs da bebida poderão degustar rótulos de vários países importados pela World Wine, comandada em Belém por Susana Oliveira e Renato Farias.
  • Está chegando a hora! A nossa pioneira cervejaria artesanal, Amazon Beer, reconhecida e premiada internacionalmente, marca presença no Festival Brasileiro da Cerveja, em março, em Blumenau (SC). O evento vai reunir 250 cervejarias de todo o país, colocando em cena mais de mil rótulos artesanais dos mais diversos estilos.
  • Os melhores 3 cês do planeta: cerveja, comida e conversa. Confere, produção?
  • De acordo com estudos feitos na Canisius College, em NY, quem dorme com seu doguinho de estimação é mais feliz. Ajuda, inclusive, o dono a ter uma noite de sono melhor. Eu que o diga, né Magali?
  • Cristiane Salomão vestiu seu restaurante com roupa nova para o Círio e o sucesso foi tremendo. É mais quem elogia a repaginada do Beto, com muita cor e inspiração na cultura amazônica.
  • Lorena Coral e Daniel Alves também deram uma repaginada nas salas da unidade Ananindeua do Cantinho de Estudos. Além da Internet turbinada, agora tem um espaço aconchegante para as refeições dos alunos.
  • As unidades da Cheirin Bão Brás  e Shopping Metrópole lançaram o cardápio sazonal “Piquenique”, com sanduíches naturais, sucos, sobremesas e bebidas com café, exclusivas. Destaque para o Cappuchaça, o famoso cappuccino combinado com a cachaça de cravo e canela da marca. 
  •  O cerimonialista José Feio lançou seu novo empreendimento, MAJO – Eventos Corporativos, com a produção da “Casa Círio”, que reuniu clientes, além de jornalistas locais e de fora.
  • E sobre redes sociais: pratique o que você posta. Já é meio caminho andado… Hasta la vista, baby!