Coluna Rejane Barros
Coluna Rejane Barros

DOIS EM 1 

Pra quem gosta de comer waffle e também é fã de hambúrguer, como euzinha, la vai dica! No The Waffle King, que fica na Braz, 538, a pedidaça é o waffle burger (foto), com carne suculenta, bacon crocante e cheddar derretendo. Eu ainda não conhecia e me derreti! Depois de provarem esse, sugiro que encarem o novo e deliciosamente exagerado waffle de 6 queijos.

TORTAS QUE SÃO UMA TORTURA!

Paqueles dias de astral lá não muito alto,  divido com vocês a dica da  leitora Regina Cruz pra fazer o termômetro do astral ir de zero a 10 no primeiro gole e na primeira mordida: fatiaça de uma das tortas maravilhosas da sorveteria Maioca e uma xícara de café espresso Illy (pra mim o melhor do planeta!) preparado à perfeição. Entre as tortas, tem a Floresta Negra, a de chocolate com recheio de doce de leite (essa é matadora!), a Red Velvet e várias outras mais. Pra descobrir um dos endereços da sorveteria, café e doceria, dá um pulo no insta @sorvetesmaioca e toma-lhe alto astral! 

TIRA-GOSTO BÊBADO

Petiscos fritos e exclusivamente flambados na cachaça de jambu. Onde? No templo da branquinha em Belém que também é o lugar onde nasceu a legítima cachaça de jambu que ultrapassou nossas fronteiras e hoje faz o mundo tremer. Tô falando do boteco Meu Garoto que tem no cardápio dois campeões de audiência que vão muito bem com uma cerveja gelada: os tira gostos de lombo acebolado e carne de sol, ambos bem fritinhos, flambados na cachaça de jambu e acompanhados de macaxeira cozida ou frita. São dois endereços: Manoel Barata com a Frei Gil e Senador Lemos, 641.

VIAGEM AO FUNDO DO MAR E DO RIO

Tudo começou com o delicioso tambaqui assado na brasa, que ficou famoso e saiu nadando por delivery pra meia Belém. Agora, o Fruto do Rio coloca outras delicetes em cena como os camarões empanados na farinha panko com acompanhamento caseiro de feijãozinho, salada, farofita e macarrão, ou essa gó que, se cair no chão, quebra de tão fritinha. Anota o telefone aí pra pedir: 99309-4403, de segunda a quarta, no almoço.

RECEITINHA DA RÊ

BOLINHO DE ARROZ COM CALABRESA E QUEIJO

INGREDIENTES

  • 2 xícaras bem cheias de arroz cozido e frio
  • 2 ovos batidos
  • 150g de muçarela ralada
  • Cubos do queijo que mais gostar
  • 1 gomo de calabresa picadinho
  • 3 colheres (sopa) bem cheias de trigo
  • ½ colher (sopa) de fermento em pó
  • Farinha de rosca ou Panko
  • Sal, pimenta e cheiro verde cortadinho a gosto

PREPARO

  • Numa vasilha, coloque o arroz, o sal, a pimenta, o cheiro e um ovo
  • Adicione a muçarela, a calabresa, o trigo e o fermento
  • Misture bem usando as mãos até ficar uma massa firme
  • Pegue uma colher (sopa) dessa massa, abra numa das mãos, coloque um pedaço de queijo dentro, faça uma bolinha, passe no trigo, depois no outro ovo batido e por último na farinha de rosca
  • Frite em óleo bem quente até dourar, escorra em papel toalha, abra uma cerveja e bom apetite!

ENCARE QUE EU GARANTO     

Se tem um jogo de advinha que eu amo fazer é ir no Beto Salomão pra descobrir se as minhas delicetes favoritas estão no buffet do dia. Pirarucu de casaca, filhote com a arroz de jambu e tucupi, maniçoba, bacalhau à Zé do Pipo, o filé acebolado, caranga refogado com farofa e essa maravilha aqui: pescada amarela com silveirinha de camarão seco e arroz de jambu. Chegar pra almoçar e poder degustar esse trio definitivamente é tirar a sorte grande no tabuleiro da gastronomia paraense. Portanto, amigas e amigos, quando forem lá pelo Beto Salomão e tiver essa iguaria na ordem do dia, encarem que eu garanto! O restô fica na Benjamin, 1415, onde funciona diariamente, e também na sede da Assembleia Legislativa do Pará, de segunda a sexta.

DROPS

  • Depois da Agência Aveiro, unidade que recentemente inaugurada fez o Banpará chegar a todos os 144 municípios do estado, a presidente da instituição, Ruth Mello, acaba de assinar parceria com a Caixa Econômica Federal. Agora, nos municípios paraenses onde não tiver agência da CEF, o Banpará vai garantir o atendimento dos benefícios sociais do Governo Federal.
  •  No próximo dia 26, na vinheria da Braz, a especialista em chocolates, Ana Júlia Lima, e a sommelière da casa, Tatiany Falcão, comandam a 1a Harmonização de Vinhos & Chocolates da Amazônia. Início marcado pras 20 horas.
  • Beba água na hora certa: 2 copos ao acordar, ajuda a ativar os órgãos internos. Um copo antes das refeições, é pra auxiliar na digestão. Um copinho gelado antes do banho, ajuda a baixar a pressão. Outro, antes de dormir, evita infarto ou derrame. Não custa tentar. Vai que…
  • A franquia Meu Cantinho de Estudos, comandada por Lorena e Daniel Alves, segue com a campanha “Um movimento pela vida”, neste Setembro Amarelo, dedicado a prevenção do su*cíd1o. A campanha alerta pra necessidade urgente de falar, ouvir e ajudar e, pra isso, divulga o número 188, do Centro de Valorização da Vida, que funciona 24 horas.
  • Pomodoro com tomates doces e fresquinhos, de Cogumelos, com uma seleção dos mais gostosos, e de Quatro Queijos que, como manda o nome, esnoba cremosidade. A dica tá dada. Te vira agora na missão de escolher uma das bruschettas exclusivas grifada pela equipe de chefs do italianíssimo Pizza do Macaco. Anota: Gentil com Dr. Moraes ou pelo iFood. 
  • A convite da Libbs, o neurologista Antônio de Matos palestrou para neurologistas e neurocirurgiões sobre o uso de Emgality na prática clínica, um medicamento voltado para dores de cabeça incapacitantes. O evento aconteceu no último dia 12, no Famiglia da Pasta.
  • Já a fisioterapeuta geriátrica e neuro funcional, Erika Grunvald, falou  no Pátio Belém sobre “Casa Segura para Idosos”. O bate papo foi direcionado para o grupo 60+ do shopping.
  • No Espírito Santo, durante o Concurso de Canto Natércia Lopes, quando fez parte do júri, a cantora lírica paraense Jena Vieira aproveitou o encontro com a “dama da ópera no Brasil”, a mineira Edna d’Oliveira para troca de experiências sobre a cenário clássico atual. 
  • Uns dizem que a vida começa aos 40, outros, aos 50… Tudo bobagem! A vida começa quando decidimos parar de agradar à plateia. Anota aí.
  • De olho na COP 30, várias empresas em Belém começaram a traçar planos pra atuar no maior evento ambiental do planeta, que rola por aqui, ano que vem. Duas das mais respeitadas na Região Norte quando o papo é produção de eventos — a JefferSom e a Donna J — deram um passo a mais e contrataram uma consultoria especializada pra realização de processos e treinamento das equipes que vão trabalhar na COP. 
  • Tchau. Obrigada pela leitura!