SALTO ALTO
E quem disse que a Pedreira é o bairro só do samba e do amor? Alô, papai! Pedroca também é o point do podrão mais power das paradas de sucesso: Léo Lanches, “o craque do x-tudo”. O slogan faz justiça. Égua! Pouco bom. Deixa dar 7 da noite e te manda imediatamente pra Estrela com a Visconde. Fui!
ÉGUA DO JAPA!
Olha isso aqui, povo de Sampa que tá lendo a coluna: aí na terra da garoa, Rua Guaraú, 120, na zona sul, fica o Lamen Açu, restaurante oriental que tem esse nome porque os donos moraram em Tomé-Açu, aqui no interior do Pará. Então nada mais lógico do que a casa celebrar o casamento das culinárias japa e paraense, né não? O resultado disso é o Amazon Lamen que, além dos ingredientes tradicionais da culinária oriental, leva tucupi, jambu e camarão! Na minha próxima ida a SP, me aguaaaaardem…
RESPEITEM O TUCUPI!
Esse site agora foi longe demais! Mexeu com o Pará, mexeu comigo! Depois do ranking das “piores” comidas brazucas, que incluiu gostosuras unânimes como maionese de batata e salpicão de frango, o TasteAtlas surge agora com outra votação sem pé nem cabeça: “As Sete Piores Bebidas Brasileiras”. Foram mais de 7 mil turistas daqui e de outros países votando e entre as bebidas escolhidas está a caipirosca (ah, para!), a nordestina cajuína (maldade!), a cachaça (que é a birita brasileira mais consumida do mundo) e acreditem: o nosso tucupi. Cambada dispré de féla duma…
BELÉM INTERNACIONAL
Hoje é o último dia de Magic Nation, o festival de música eletrônica que reúne em Belém grandes atrações nacionais e internacionais, como o DJ israelense Astrix (foto). O lance inédito é o palco 360 oferecendo uma experiência sensorial capaz de conectar de forma única deejays e o público. Estrutura toda assinada pela esquipe da JefferSom.
OXENTE!
A gente pensa que esse negócio de “massa de longa fermentação” é papo furado de modismo, mas não. Faz a diferença. Quando o assunto é pizza, uma coisa me agrada imensamente: no dia seguinte a danada continua gostosa. E é essa a receita de sucesso das redondas da Sr. Tomate Pizzaria, sem contar a variedade de sabores bacanas como essa Nordestina, com charque, cebola, queijo coalho e pimenta biquinho. Fica na São Pedro, 509 e tem delivery pelo iFood.
RECEITINHA DA RÊ
ARROZ DE NATAL COM CASTANHAS
INGREDIENTES
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 cebola pequena picada
- 2 xícaras (chá) de arroz lavado e escorrido
- 4 xícaras (chá) de água quente
- 1 xícara (chá) de nozes picadas
- 1 xícara (chá) de uvas-passas inteiras e sem sementes
- Meia xícara (chá) de castanha de caju picada, deixando algumas inteiras pra decorar junto com o cheiro verde
- Sal e cheiro verde a gosto
PREPARO
- Doure a cebola na manteiga, junte o arroz e refogue por alguns minutos, até fritar bem
- Acrescente a água quente e tempere com sal
- Quando o caldo começar a secar, reduza o fogo e termine de cozinhar com a panela tampada até secar completamente e o arroz ficar soltinho
- Desligue o fogo e deixe repousar tampado por 5 minutos
- Mexa o arroz com um garfo e junte as nozes, as passas e as castanhas
- Passe para uma travessa, decore com as castanhas inteiras e com o cheiro verde
- Bom apetite e feliz Natal!
ENCARE QUE EU GARANTO
Sabe aquele pudinzinho de vó, bem cremoso, com uma calda leve que deixa o doce bem molhadinho? Eis uma das minhas sobremesas favoritas, no Beto Salomão. E eu continuo no diminutivo: ele é cheio de furinhos pra lembrar ainda mais o pudim que a mamãe Lizette fazia. Depois do almoço, é tudo o que a gente merece. O buffet a quilo fica na Benjamin, 1415, entre as avenidas Braz de Aguiar e Nazaré.
DROPS
- Antecipação do IR, cartões de crédito, consignado, cheque especial, consórcio, crédito pra comprar produtos de informática ou a casa própria, câmbio e muitos outros serviços estão no www.banpara.b.br/produtos É só acessar pra tirar dúvidas.
- O CREA-PA promove a 1ª edição do Natal Solidário, que arrecada alimentos e presentes pras famílias carentes da Região Metropolitana de Belém e municípios onde há inspetorias. Os associados e funcionários do Conselho podem entregar as doações na sede de Belém ou nas inspetorias até o dia 22 agora. Corram!
- Pra quem é fã duma salada linda, daquelas de comer com os olhos, o buffet de almoço do Manjar das Garças é prato cheio! Cada uma mais gostosa que a outra. A minha favorita é aquela bem velha guarda, com uma variedade de legumes cozidos como maxixe, quiabo, chuchu, couve flor e jerimum. Huuum…
- A Escola Clara Pinto apresenta, nesta terça, no Theatro da Paz, o Ballet Quebra Nozes. Além da presença de alunos e professores, o espetáculo contará com a participação do coreógrafo e bailarino Douglas Motta.
- Tá tão caro, mas tão caro, que eu tô aceitando azeite como presente de amigo invisível….
- Pra quem gosta de chocolate, o tradicional Batom tá com uma edição especial recheada com algodão doce. Mas eu passo.
- Entre 23 de dezembro e 1o de janeiro, Odeth Macedo estará no Marajó visitando queijarias daquela região bubalina. O foco é o novo desafio que a gastrónloga abraça em 2024: desenvolver os produtos com toque regional da fábrica de queijos que, em breve, surgirá em São Miguel do Guamá, no nordeste do Pará.
- Depois de um rápido período de férias, a médica pediatra Cristina Alves está de volta ao batente e agora volta o foco para as ceias de Natal e réveillon, ela que é expert em reuniões gastronômicas reunindo a família toda! Que venha 2024!
- O Beach Life Condomínio Resort é o únicoda região com a licença para a construção de rooftops. Excelente opção para quem procura conforto e requinte.
- Os sofisticados coquetéis internacionais do restaurante Assemblage são da grife APTK Spirits, do premiado bartender Ale D’Agostino, e perfeitos pra brindar nas confras de fim de ano. Minha dica: o imbatível Portônica, com vinho branco do Porto e tônica. Tilintintim!
- Coisas que você precisa abandonar pra viver mais feliz em 2024: querer agradar demais aos outros e dizer “sim”, quando na verdade, quer dizer “não”. E não se culpar por isso!
- Boa semana, pessoal!